Login

fb iconLog in with Facebook

CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Login

Evolução e melhorias aos terceirizados nos 100 anos da UFRJ

Especial CFCH - UFRJ 100 anos

Por Luciana Calixo*

Meu nome é Luciana Calixto, tenho 45 anos. Quando criança, fui moradora na comunidade da Maré. Regressei à faculdade e hoje estou cursando o oitavo período de Pedagogia. Sou trabalhadora terceirizada no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em 2015, entrei para a Associação dos Trabalhadores Terceirizados da Universidade (Attufrj) na expectativa de colaborar para melhorias em nossas condições de trabalho.

Esses 100 anos de existência da UFRJ nos trazem alegria e muita reflexão do papel dos terceirizados no contexto passado, presente e futuro, já que almejamos evolução para a nossa classe trabalhadora dentro da Universidade. 

É lamentável que uma instituição reconhecida mundialmente pela sua excelência em graduação e por suas pesquisas venha, no decorrer desses 100 anos, sendo atropelada por uma conjuntura que só visa tirar direito dos trabalhadores e aos cortes de verbas para o seu funcionamento.

Na nossa sociedade, existem as desigualdades de classes sociais, educacionais e culturais. Essa problemática, inserida em nosso contexto de trabalho, faz com que nos tornemos invisíveis, sejamos colocados à margem e desprovidos de direitos. Temos salários que não suprem as nossas necessidades, carga horária diferenciada, locais proibidos de entrar, ainda que sejam de livre acesso a todos. Somos vistos com um olhar diferente e inferior pelos demais trabalhadores da Universidade, mesmo exercendo serviços essenciais para o seu funcionamento. 

Desde que fundamos a Attufrj, em 2015, tivemos muitas conquistas, como a possibilidade de almoçar no bandejão quando as empresas não pagam o vale-alimentação; o pagamento das rescisões quando a empresa se retira; reuniões quinzenais com a PR-6 para acompanhamento do bom funcionamento da empresa e impedir os assédios. Enfim, essas ações nos deixaram mais confiantes de que a UFRJ tem se mobilizado para respeitar e respaldar seus trabalhadores terceirizados.

Acreditamos que a educação transforma os indivíduos e que a Universidade cumpre bem esse papel. Por isso, desejo que possamos comemorar mais 100 anos de UFRJ com os trabalhadores terceirizados livres das desigualdades, dos preconceitos, do racismo e dos assédios, infelizmente, ainda tão comuns, crescentes e vergonhosos, para que possamos vislumbrar uma luz no fim do túnel e uma sociedade mais justa.

*Luciana Calixto é trabalhadora terceirizada da UFRJ.

Este artigo é parte do Especial UFRJ 100 anos, realizado pelo Setor de Comunicação da Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (Secom/CFCH) da UFRJ. Servidores docentes e técnico-administrativos, discentes e trabalhadores terceirizados refletem sobre esta Universidade no ano em que ela completa um século de existência. Os textos apresentam as visões, experiências e saberes de quem contribui para que a UFRJ mantenha a sua excelência, produza conhecimento plural, diverso e democrático, apesar de todos os desafios impostos. 

Leia também:

100 anos de UFRJ e 90 anos de DCE Mário Prata: nas lutas que a UFRJ se encontra, por Caíque Azael

UFRJ 100 anos: Cem anos sem envelhecer, por Marcio Tavares d´Amaral 

100 anos de compromisso social  partir da Ciência, da Arte, da Cultura e da Tecnologia: formando cidadãos insubmissos, por Roberto Leher 

 

Compartilhe este conteúdo

Submit to Delicious Submit to Digg Submit to Facebook Submit to Google Bookmarks Submit to Stumbleupon Submit to Technorati Submit to Twitter Submit to LinkedIn Compartilhe no Orkut

© 2012 • Centro de Filosofia e Ciências Humanas  •  Universidade Federal do Rio de Janeiro    |    Todos os Direitos Reservados           |           Este site usa Joomla