Login

fb iconLog in with Facebook

CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Login

“A UFRJ deve estar muito orgulhosa desta exposição”

A professora Ludmila Fontenele Cavalcanti, superintendente acadêmica do CFCH, apresentou o projeto do Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza, do qual é coordenadora geral, onde a exposição está em cartaz. Ela enfatizou a importância do projeto para a integração acadêmica entre as diferentes unidades do Centro e o seu caráter de associação entre ensino, pesquisa e extensão. A professora Jessie Jane Vieira de Souza, que dá nome ao espaço, também esteve presente. “Fico envaidecida de ter o nome associado a esta iniciativa. Desde pequena fui embalada pelas maravilhas da Revolução Russa. A queda do Muro de Berlim representou a vitória de uma narrativa que criminaliza todos os movimentos sociais do século XX”, disse a homenageada. “Precisamos relembrar o que foi a Revolução Russa e o que nós podemos construir a partir daquela experiência. Espero ainda viver para ver uma universidade em que aquele pensamento seja hegemônico”, completou. 

Carlos Serrano Ferreira, um dos organizadores e curadores da mostra, destacou a relevância da temática. “Uma universidade como a nossa que se preocupa com a pluralidade e a democracia não poderia deixar de lembrar os 100 anos da Revolução Russa”, afirmou. Victória Grabois, que representou o Grupo Tortura Nunca Mais, um dos apoiadores da exposição, frisou a parceria entre a universidade e os movimentos sociais. “Sou filha de comunistas e quando eu era criança, meus pais diziam que nós viveríamos em um país comunista. Infelizmente, até hoje isso não aconteceu”, disse. “Esperávamos que os últimos governos cumprissem a determinação da Corte Interamericana de Direitos Humanos que exigiu que o governo brasileiro abrisse os arquivos da ditadura. Agora mesmo é que não tenho esperança de ver isso acontecer. A queda do Muro de Berlim e a ditadura militar foram dois dos maiores choques da minha vida. Eu sobrevivi. Mas não sei se sobreviverei ao atual governo”, concluiu Victória.

Legado revolucionário

Para a decana do CFCH, Lilia Guimarães Pougy, a iniciativa de promover o debate sobre a Revolução Russa tem o objetivo de “conhecer esse processo para além da versão cinematográfica”. Segundo ela, a mostra tem como particularidade o seu caráter extensionista. “É com muita alegria que testemunhamos o encantamento dos adolescentes. Isso nos revitaliza neste momento em que vivemos tempos sombrios”, completou. 

O magnífico reitor da UFRJ, professor Roberto Leher, manifestou seu apoio ao projeto. “Este tema é necessário e fundamental para a memória da experiência da luta dos povos. É uma honra estar ao lado de pessoas como Jessie Jane e Victória Grabois, que lutaram pela democracia”, comentou. Leher recordou a relevância de poetas, como Maiakovski, e demais artistas do período revolucionário russo. “Eles forjaram um novo conteúdo artístico que marca um tempo pulsante para as artes em todo o mundo”, afirmou. O reitor também enfatizou a importância da Revolução para os dias atuais. “É um momento da história que nós temos que retomar. A UFRJ deve estar muito orgulhosa desta exposição. No século XXI, precisamos resgatar esta experiência frente a situações de barbárie. Diante de tantos retrocessos que presenciamos ultimamente, temos a certeza de que temos que manter acessa a luta dos trabalhadores. A universidade, com esta iniciativa, reafirma isso. Estamos todos de parabéns”, finalizou o reitor.

 

Leia também:

Reitor da UFRJ inaugura oficialmente a exposição “A Revolução em Imagens”

“Quartas Vermelhas” estreia com o filme “Outubro”, de Eisenstein

CFCH abre exposição sobre os 100 anos da Revolução Russa

Aula inaugural do curso de RI debate da Revolução Russa

CFCH-UFRJ realiza exposição e seminário “Revolução em Imagens”

Compartilhe este conteúdo

Submit to Delicious Submit to Digg Submit to Facebook Submit to Google Bookmarks Submit to Stumbleupon Submit to Technorati Submit to Twitter Submit to LinkedIn Compartilhe no Orkut

© 2012 • Centro de Filosofia e Ciências Humanas  •  Universidade Federal do Rio de Janeiro    |    Todos os Direitos Reservados           |           Este site usa Joomla