Equipe da Decania do CFCH visita as unidades

O professor Marcelo Macedo Corrêa e Castro, decano do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), visitou, na última quinta-feira, dia 30, a Congregação da Escola de Serviço Social (ESS), ao lado do professor Vantuil Pereira, substituto eventual do decano, e da professora Rejane Amorim, coordenadora de integração acadêmica de Graduação da Decania.

A visita faz parte de uma agenda da equipe da Decania às unidades, que tem como proposta a “repactuação” do Centro, como afirma o decano. “Nós entendemos que o papel da Decania é o de integrar as unidades e os órgãos. A Decania é uma instância de articulação e esta é a proposta da nossa gestão”, afirmou o decano em sua apresentação. O professor destacou entre as prioridades da gestão a governança dos espaços coletivos, em especial, a gestão do campus universitário da Praia Vermelha. “Estamos vivendo um momento que nos convida ao não-coletivo, à individualização, ao ‘matem-se uns aos outros’. Por isso, estou fazendo uma chamada para a repactuação. Precisamos de uma intersecção maior. Não podemos encarar a gestão do espaço coletivo como pequenos territórios de poder, como, algumas vezes, ela é percebida”, disse.

Outro aspecto destacado pelo decano foi o envio da proposta para o edital CT Infra 2018 para a aquisição de equipamentos para videoconferência, que abarcou além do CFCH, o Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), Centro de Letras e Artes (CLA), Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), Centro de Ciências da Saúde (CCS) e o Fórum de Ciência e Cultura (FCC). “Não sabemos quando virão esses equipamentos. Mas foi um movimento virtuoso, liderado pelo (professor) Vantuil (Pereira), envolvendo cinco centros e 48 programas de pós-graduação de cinco centros diferentes. É algo a ser celebrado”, afirmou. “Como dizia o professor Aloisio Teixeira, ‘a riqueza da universidade é a sua diversidade’. Essa diversidade não pode ser impedida de florescer. Mas nós também precisamos avançar no diálogo, nos juntar e fazer algo mais republicano, mais solidário. E é isso que nós vamos tentar fazer nesta gestão”, completou o decano.

A professora Andréa Teixeira, diretora da ESS-UFRJ, enumerou três pontos que, em seu entendimento, merecem destaque. “Nos nossos quatro anos de gestão, em todas as quintas-feiras, as atividades acadêmicas da Escola são prejudicadas por causa do barulho excessivo, provocado pelas festas no campus. Não é uma questão de ser contra o lazer e os espaços de socialização, mas não é possível que as atividades acadêmicas fiquem em segundo plano”, apontou. “A outra questão é a gestão do espaço coletivo. Sou uma das fundadoras do Condomínio de Salas da Praia Vermelha e não podemos mais continuar a coletivizar o espaço e privatizar os custos, pois algumas unidades arcam mais com os custos desses espaços do que outras”, disse. “Por fim, a questão do (setor) financeiro. A descentralização das despesas tem um custo muito alto para as unidades pequenas, que não têm como realizar pregões a qualquer o momento” explicou a diretora da ESS-UFRJ.

O decano demonstrou apoio às reivindicações. “Eu não tenho nenhum problema em dizer que nenhuma festa no campus universitário pode atrapalhar uma atividade fim da universidade. A universidade existe para o que existe. Festas são circunstâncias da convivência social, são bem-vindas, fazem parte do processo de socialização, mas há um limite razoável dentro de um campus universitário”, disse. “Nós estamos realizando encontros entre os profissionais de todas as unidades do CFCH para articular iniciativas que muitas vezes acontecem de forma isolada. Neste sentido, vamos reunir os profissionais dos setores financeiros para encontrar soluções que podem ser comuns a mais de uma delas”, afirmou. “O CFCH deve ter na Decania uma capacidade de articulação e de vocalização das demandas. Essa é a nossa proposta e vamos investir neste sentido”, concluiu o decano do CFCH.

As próximas visitas da equipe da Decania serão:

- Dia 4/9 (terça-feira), às 14h, Colégio de Aplicação (CAp);

- Dia 5/9 (quarta-feira), às 12h, Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs);

- Dia 12/9 (quarta-feira): às 10h30, no Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (Nepp-DH); e às 14h, na Escola de Comunicação (ECO).