Pedagogias da Imagem exibe "Corpo elétrico"

Na próxima terça-feira, dia 4 de setembro, o cineclube Pedagogias da Imagem fará a exibição do filme "Corpo elétrico", às 17h, no Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque. Em seguida, haverá uma conversa sobre o filme com o professor Thiago Ranniery

“Em São Paulo, o trabalho reverbera fora dele, nas horas vagas. A ideia do corpo elétrico é como se libertar disso, como se reencontrar com o próprio corpo”, afirmou o diretor Marcelo Caetano, em entrevista à Folha de S. Paulo. O filme apresenta a história de Elias, um assistente de estilista em uma loja de confecção de roupas na cidade de São Paulo. Durante a narrativa, é mostrada a convivência despretensiosa entre ele e os demais funcionários que se encontram diariamente após o trabalho. Nesse contexto, Elias se apaixona por Filipe, um imigrante africano, e se insere no universo de organização de festas queer. Nessas, a metáfora do corpo ganha força. O diretor mineiro Marcelo Caetano, 36 anos, é estreante em longa-metragens mas já trabalho em filmes como “Verona”, “By your side” e “Bailão”, tendo colaborado também com o diretor Kleber Mendonça Filho, de “O som ao redor” e “Aquarius”.

Após a exibição, acontecerá a palestra “O intenso tecer, ou esboço de uma pedagogia queer“, com a presença do professor Thiago Ranniery, da Faculdade de Educação (FE) da UFRJ, doutor em Educação pela UFRJ e pesquisador do Núcleo de Estudos de Currículo (NEC) e coordenador do Bafo! – Bando de Estudos e Pesquisa em Currículo, Ética e Diferença. Atua principalmente nos seguintes temas: corporificação, subjetivação, gênero, sexualidade, afeto e diferença.

Mais informações estão disponíveis na página do evento. A sessão está aberta também para receber professores com seus estudantes. Podem ser feitas reservas para turmas através do email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .