Switch to desktop

Decisão sobre a Ebserh é mais uma vez adiada

Foto: Marco Fernandes / Adufrj-SsindDurante a sessão, cerca de mil pessoas, entre elas, representantes dos três segmentos da universidade e entidades de classe, tiveram a oportunidade de apresentar argumentos a favor e contra a contratação da Ebserh. A grande maioria manifestou-se de forma contrária. O decano do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), Marcelo Corrêa e Castro, observou que "apenas quatro pessoas se colocam completamente favoráveis à Ebserh. Todos os outros componentes deste Conselho ou são contrários à Ebserh, ou apontam falhas na proposta". Diante do ambiente de tensão, o professor Roberto Leher, representante do CFCH no Consuni, solicitou reiteradamente a retirada de seguranças armados do entorno do auditório.

Com o tempo regimental de três horas esgotado, o reitor Carlos Levi afirmou que chamará as representações da comunidade acadêmica para traçar um cronograma de ações para traduzir o "sentimento da maioria da UFRJ" em relação à sustentação das unidades hospitalares. O pró-reitor de Pessoal (PR4), Roberto Gambine, elogiou a decisão. Segundo ele, esta é a primeira vez em mais de um ano de debate que o reitor expressa claramente a disponibilidade de construir uma proposta conjunta com a comunidade acadêmica. "Isto é uma vitória da mobilização", disse.

Gambine propôs ainda que a Reitoria homologasse a contratação de todos os enfermeiros e médicos aprovados no concurso realizado recentemente sob o Regime Jurídico Único (RJU). "Assim, no período de dois anos, poderíamos dar posse a todos os profissionais", afirmou o pró-reitor. A proposta foi aprovada pelos conselheiros.

Posição do CFCH

Em reunião do Conselho de Coordenação do CFCH do dia 20 de agosto de 2012, a contratação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi rejeitada por unanimidade, por considerar esta “uma grave afronta à autonomia universitária”.

Para ler a nota oficial do Conselho na íntegra, clique aqui.

Fontes: Assessoria de Imprensa do Gabinete do Reitor e Associação dos Docentes da UFRJ (Adufrj-Ssind)

Foto: Marco Fernandes / Adufrj-Ssind