Login

fb iconLog in with Facebook

CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Login

>> DESTAQUES

Decania do CFCH promove evento sobre "Júlio César", de Shakespeare

 Iniciativa faz parte do Programa de Formação de Servidores do Centro

A Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) realiza, no dia 27 de março (quarta-feira), o evento “Compartilhando leituras”. Na ocasião, o professor William Soares dos Santos analisará a obra “Júlio César”, de William Shakespeare.

O encontro acontece no Auditório da Decania do CFCH (segundo andar do prédio da Decania do CFCH), das 14 às 16 horas. Aberto ao público.

Sobre o evento

O “Compartilhando leituras” é um projeto, inserido no Programa de formação de servidores do CFCH, que tem como objetivo promover a formação continuada de servidores, nas áreas culturais e de conhecimentos pedagógicos. “Estamos retomando um projeto das gestões 2006-2010 e 2010-2014, que buscava proporcionar um espaço de desenvolvimento para servidores docentes e técnico-administrativos”, afirma Marcelo Macedo Corrêa e Castro, decano do CFCH. O projeto está sob a coordenação de Rejane Amorim, coordenadora de Integração Acadêmica de Graduação da Decania do CFCH. “Incluir o projeto no âmbito da Graduação é para que possamos sempre aprimorar as nossas práticas pedagógicas”, explica o decano. “Acreditamos que todos somos sujeitos ativos dentro da universidade, com capacidade para participar da gestão e propor projetos acadêmicos. A ideia é desconstruir os pequenos lugares existentes e aproximar as pessoas, através de uma iniciativa menos canônica e mais informal, em que todos possam participar e trocar ideias e experiências”, afirma Corrêa e Castro.

Sobre o livro*

“Júlio César” mostra a situação política em Roma em 44 antes de Cristo e aborda temas como disputa de poder, jogos políticos e de manipulação. Na trama, o governante Júlio César está cada vez mais poderoso e influente. E, por isso, acaba sendo assassinado por um grupo de políticos, que antes o apoiava. 

Quem comanda o ataque é Bruto, pupilo de César, que justifica o ato dizendo que a ambição desmedida do líder estava conduzindo-o à tirania e a única maneira de manter o povo livre e salvar a democracia era por meio de sua morte. O povo romano não só aceita a explicação como ovaciona Bruto feito um herói. No entanto, Marco Antônio, aliado de César, discursa em seguida e é tão eloquente e arguto em seu pronunciamento, que convence os cidadãos de que César não era ambicioso e Bruto é um traidor. Na sequência, os conspiradores são perseguidos, e Marco Antônio busca assumir o poder do Império.

*Texto informado pelo British Council. Disponível neste link. 

Compartilhe este conteúdo

Submit to Delicious Submit to Digg Submit to Facebook Submit to Google Bookmarks Submit to Stumbleupon Submit to Technorati Submit to Twitter Submit to LinkedIn Compartilhe no Orkut

Projetos de Extensão:

 

 

 

Redes sociais:

 




 

Especiais: 

 

 

 

  

 

Links úteis:

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aplicativo CFCH

 

 

© 2012 • Centro de Filosofia e Ciências Humanas  •  Universidade Federal do Rio de Janeiro    |    Todos os Direitos Reservados           |           Este site usa Joomla