Switch to desktop

Trajetórias compartilhadas: Os estudantes Trans na Universidade

Na última quarta-feira, 04 de Dezembro, ocorreu o último evento do ano de 2019 promovido pelo Projeto de Extensão Compartilhando Leituras. O destaque desse evento foi a parceria com o Projeto Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza (EJJ), compondo um conjunto de eventos que fazem parte da nona curadoria: “50 anos de Stonewall e os direitos da população LGBTQI+”.

Nossos convidados foram Clarice Nolasco e Guilherme Chagas, graduandos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e lideranças dentro do coletivo LGBTQI+ da UFRJ.

Os estudantes abriram a roda de conversa narrando suas experiências pessoais como pessoas Trans, dentro e fora do ambiente universitário.

Na roda de conversa, foram relatadas diversas experiências vivenciadas pelo público presente. Um dos tópicos debatidos foi a questão do nome social, um direito muito importante para o público Trans e que muitas vezes é desrespeitado, visto que, em situações burocráticas o nome civil é revelado. Esse fato mostra o quanto o espaço universitário é dicotômico, ora aberto e fortalecedor, ora com entraves e barreiras para pessoas que só desejam ser um estudante como todos os outros e ter os seus direitos respeitados.

Tiago Loureiro, coordenador do EJJ, falou sobre o processo de escolha do tema para a curadoria, disse que “o fato das nossas atividades terem sido mais esvaziadas do que a média das outras curadorias, mostra que inevitavelmente a nossa sociedade sempre dá mais espaço para discussões que não confrontem com suas próprias atitudes, algo que reforça a importância de se debater esse tema dentro da universidade e levá-lo para outros lugares".

As narrativas foram fortes e emocionaram o público, pois ficaram evidentes as dificuldades enfrentadas pelas pessoas que fazem parte da comunidade LGBTQI+, principalmente no contexto atual, que os episódios de intolerância e violência contra esse grupo estão sendo mapeados e se mostram alarmantes. Entretanto, como explicou Vi, um estudante presente, "gênero hoje é uma luta conjunta", fala essa que veio após a reflexão e constatação que todos sofrem pressões relativas ao seu gênero.

Apesar de todas as adversidades enfrentadas, os estudantes Trans demonstraram grande resistência e disseram encontrar fortalecimento no coletivo. Guilherme leu uma carta elaborada pelo coletivo LGBTQI+ da UFRJ (que pode ser lida no link abaixo) e passou informações em números relativas a permanência de estudantes Trans na UFRJ. O estudante Thárcilo, do curso de Psicologia finalizou dizendo que , “Da lama é possível surgir uma flor”, o que ilustra essa luta.

O Projeto “Compartilhando Leituras” pertence à Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), e é coordenado pela professora Rejane Amorim e pela Técnica em Assuntos Educacionais Valdete Viana. Além disso, possui em sua equipe de execução 7 extensionistas oriundos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O Projeto Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza, também é um projeto de extensão da Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), coordenado por Tiago Loureiro e Valdete Viana. Ademais, possui equipe de execução composta por 2 bolsistas, Ana Luiza e Gabriel Richard, ambos graduandos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Link para a carta: https://docs.google.com/document/d/1UFUMTnO-4lQBxhxfgDZz4AxhzCleNORPHtGkfL-unu4/edit