Login

fb iconLog in with Facebook

CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Login

>> DESTAQUES

“Temos que tomar de assalto o céu da política”

A fala inicial coube à professora Ludmila Fontenele, superintendente acadêmica do CFCH, que saudou a presença da comunidade universitária. “Este seminário é o resultado de um trabalho coletivo, que tornou possível a criação do Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza, onde se articulam atividades de ensino, pesquisa e extensão”, disse, em referência ao espaço onde está em cartaz a exposição “A Revolução em Imagens”.

Em seguida, a professora Jessie Jane Vieira de Souza falou sobre a honra de batizar o local onde estão expostas as imagens sobre a Revolução Russa. “Me sinto envaidecida. Há um projeto que transcende a minha geração. Eu sempre fiz questão de preservar a nossa memória. Nós - a esquerda, os socialistas - somos caudatários de uma longa história, que neste momento se torna muitíssimo atual. Eu creio que é uma oportunidade valiosíssima que temos de recordar as conquistas da Revolução Russa. Novamente estamos vivendo um ciclo autoritário. E a universidade é um dos primeiros campos a serem atacados. Por isso precisamos resistir”, conclamou a homenageada. 

O professor Carlos Serrano, do Departamento de Ciência Política do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs) da UFRJ, também destacou o papel da universidade no resgate do legado daquele processo revolucionário. “Esta iniciativa é o resultado de um compromisso da universidade com a democracia. Não poderíamos deixar passar em branco esse centenário. Esta é uma luta secular que cada um de nós construiu”, afirmou, também saudando a luta da professora Jessie Jane, de Victória Grabois, militante política e vice-presidente do Grupo Tortura Nunca Mais, além do comandante comunista Bolívar Meirelles, presente na plateia. 

Resgate histórico

Já a professora Lilia Guimarães Pougy indagou ao público os motivos pelos quais é preciso estudar o processo revolucionário de trabalhadores, intelectuais, artistas e demais atores sociais da Rússia de economia agrária do início do século passado. “Aquele movimento teve um impacto vigoroso na geopolítica e nas formas de insurreição das massas no século XX”, afirmou. “É preciso retomar esse processo, reocupar espaços de luta e revitalizar os sujeitos invisibilizados”, completou a decana do CFCH. 

Por fim, o reitor Roberto Leher traçou um paralelo entre a Rússia pré-revolucionária e os dias de hoje. “Assim como naquela época, estamos vivendo um momento de muita desesperança. Poucos de nós podem acreditar que a vida dos nossos filhos será melhor do que a nossa vida. Então, num momento tão áspero e sob uma perspectiva de que é fundamental transformar o tempo histórico e relembrar a revolução de 1917”, analisou o reitor. “A revolução é um momento de intensa criação humana e de capacidade de fazer perguntas de novo tipo. E nós precisamos fazer essas perguntas na universidade em um momento em que a humanidade atingiu um grau de brutalidade sem precedentes: por exemplo, no recém-publicado documento que demonstra que a violência é a principal causa da morte da juventude negra no Brasil”, disse, em referência ao Atlas da Violência de 2017, produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), segundo o qual, 71 entre 100 pessoas mortas no país em 2015 são negras e que 31.264 das 59.080 vítimas de homicídios tinham entre 15 e 29 anos.

“Usando uma expressão de Marx sobre a Comuna de Paris, nós precisamos investigar, estudar, dar voz, buscar as perguntas, as tentativas de respostas, os fracassos, os erros cometidos para que possamos analisar as situações em que o proletariado está tomando de assalto o céu da política. Nós estamos em um momento em que temos que fazer a mesma coisa. É um momento importantíssimo da luta de classes mundial e eu creio que iniciativas como esta são momentos fundamentais para que possamos fazer as perguntas necessárias e buscar caminhos para forjar o tempo histórico”, finalizou o magnífico.

 

Fotos: Cícero Rabello/CPM/ECO-UFRJ.

Compartilhe este conteúdo

Submit to Delicious Submit to Digg Submit to Facebook Submit to Google Bookmarks Submit to Stumbleupon Submit to Technorati Submit to Twitter Submit to LinkedIn Compartilhe no Orkut

Projetos de Extensão:

 

 

 

Redes sociais:

 




 

Especiais: 

 

 

 

  

 

Links úteis:

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aplicativo CFCH

 

 

© 2012 • Centro de Filosofia e Ciências Humanas  •  Universidade Federal do Rio de Janeiro    |    Todos os Direitos Reservados           |           Este site usa Joomla