Seminário sobre Ética em Pesquisa é realizado no CFCH

No dia 30 de abril de 2013, foi realizado o “1º Seminário ‘Ética em Pesquisa’ do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ”, no auditório Manoel Maurício, localizado no Prédio da Decania do CFCH, na Praia Vermelha.

Além de servir como veículo para a inauguração e apresentação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do CFCH, também foi palco de discussões sobre o tema “Ética em Pesquisa” e o funcionamento dos Comitês de Ética.

A abertura do evento foi feita pela Profª. Lilia Pougy, vice-decana do CFCH, e também membro do Comitê de Ética.

Tivemos a presença e participação de professores de outras instituições, tais como a Profª. Drª. Marisa Palácios (Coordenadora do CEP do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva – IESC/UFRJ), que apresentou uma Conferência sobre “Ética em Pesquisa”, e as Profª. Drª. Soraya Fleischer (Membro do CEP da Universidade de Brasília) e a Profª. Drª. Maria Elizabeth (Coordenadora do CEP do Instituto Fernandes Figueira – IFF/FIOCRUZ), que integraram uma mesa redonda para tratar das Experiências nos Comitês de Ética.

Por fim, o Prof. Dr. Pedro Paulo Gastalho Bicalho (Coordenador-Geral do CEP-CFCH) e a Profª. Drª. Ludmila Fontenele Cavalcanti (Coordenadora-Adjunta do CEP-CFCH) apresentaram os objetivos, estrutura e funcionamento do Comitê de Ética recém-inaugurado.