Login

fb iconLog in with Facebook

CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Login

>> DESTAQUES

Pró-reitora apresenta proposta de criação do Conselho de Extensão Universitária

 

O Conselho de Coordenação do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) recebeu, na última segunda-feira, dia 6, durante a sua 851ª reunião ordinária, a visita da pró-reitora de Extensão (PR-5) da UFRJ, professora Maria Malta, que apresentou a proposta de resolução para a criação do Conselho de Extensão Universitária (CEU). O novo colegiado será o espaço de discussão e deliberação sobre temas de Extensão Universitária, a exemplo do que o Conselho de Ensino de Graduação (CEG) representa para a Graduação e o Conselho de Ensino para Graduados (CEPG), para a Pós-Graduação. 

A pró-reitora explicou que a iniciativa remonta à gestão do professor Horácio Macedo, reitor da UFRJ entre 1985 e 1989, que criou os conselhos de Extensão Universitária. Das 63 universidades federais, essa instância já funciona em 59 delas, sendo a UFRJ, entretanto, uma das quatro em que ela ainda não existe. Em 2011, durante a gestão do reitor Carlos Levi, o então pró-reitor de Extensão, professor Pablo Benetti, criou as plenárias de Extensão, que se propunham a democratizar as decisões sobre ações de extensão universitária. “Durante a nossa gestão, passamos pelos colegiados dos centros para apresentar as proposta. Recolhemos diversas contribuições e chegamos a uma proposta de resolução”, recordou Malta. “O texto reproduz a resolução que define as atribuições do CEP e do CEPG e pode ser alterado. É um legado da nossa gestão para toda a universidade”, completou a pró-reitora.

Os conselheiros apresentaram sugestões à resolução. A professora Ivana Bentes, diretora da Escola de Comunicação (ECO), criticou o caráter provisório do colegiado, conforme consta na proposta de resolução. Maria Malta explicou que a formação provisória é uma forma de garantir a criação e o funcionamento do Conselho, até a convocação de eleições para o preenchimento das vagas, no prazo de até 90 dias. “É uma medida de proteção e de prudência”, defendeu o decano do CFCH, professor Marcelo Macedo Corrêa e Castro. Já a professora Cristina Miranda, diretora do Colégio de Aplicação (CAp) da UFRJ, sugeriu a existência de vagas para professores da carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). 

A resolução ainda será levada para apreciação e deliberação no Conselho Universitário (Consuni). 

 

Fotos: Pedro Barreto/SeCom/CFCH

Compartilhe este conteúdo

Submit to Delicious Submit to Digg Submit to Facebook Submit to Google Bookmarks Submit to Stumbleupon Submit to Technorati Submit to Twitter Submit to LinkedIn Compartilhe no Orkut

Projetos de Extensão:

 

 

 

Redes sociais:

 




 

Especiais: 

 

 

 

  

 

Links úteis:

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aplicativo CFCH

 

 

© 2012 • Centro de Filosofia e Ciências Humanas  •  Universidade Federal do Rio de Janeiro    |    Todos os Direitos Reservados           |           Este site usa Joomla