Login

fb iconLog in with Facebook

CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Login

Quartas Vermelhas: "Caparaó", o primeiro movimento de guerrilha contra o regime militar no Brasil

O filme narra a primeira tentativa de um movimento de guerrilha contra o regime militar no Brasil que, de acordo com Esther Kuperman, teria sido articulado por Leonel Brizola, em 1966, durante o seu exílio no Uruguai. A historiadora afirma que, inicialmente, o grupo de cerca de 20 guerrilheiros foi financiado pelo governo cubano e recebido intenso treinamento militar na Serra do Caparaó, localizada na divisa de Minas Gerais e Espírito Santo. Mas, com o fim do apoio financeiro, o grupo acabou isolado e, sem recursos, foi desarticulado em 1967.

A historiadora, que dedicou sua pesquisa Mestrado ao tema, ressaltou a importância da experiência, ainda que tenha resultado em derrota. “Foi a expressão de um projeto de resistência. Uma ambição muito além da capacidade deles, mas uma ambição ‘do bem’”, pontuou. Ainda segundo Kuperman, o documentário mostra a necessidade de se refletir sobre questões políticas e sociais no atual contexto brasileiro: “É preciso voltar a resistir”, completou.  

Para a professora do Colégio Pedro II, o filme é importante por ser contado a partir da narrativa dos próprios combatentes. "O documentário possibilitou aos guerrilheiros que reconhecessem neles mesmos a importância que tiveram para a História e pudessem repensar o seu papel ideológico – que não estava completamente definido, por serem ex-militares e por não associarem suas ações a uma ideologia de esquerda", comentou a historiadora. De acordo com Kuperman, nos dias atuais é possível analisar a experiência na Serra do Caparaó como uma guerrilha formada por um grupo de militares nacionalistas de esquerda. 

Na próxima quarta-feira, 17/5, o filme em cartaz no "Quartas Vermelhas" será "Vermelhos e Brancos", de de Miklós Jancsó. As sessões acontecem sempre no Auditório da Decania do CFCH, localizado no 2o andar do prédio da Decania do CFCH, no campus universitário da Praia Vermelha. O endereço é Avenida Pasteur, 250, fundos, Urca. O evento é aberto ao público.

 

Leia também:

“A UFRJ deve estar muito orgulhosa desta exposição”

Reitor da UFRJ inaugura oficialmente a exposição “A Revolução em Imagens”

“Quartas Vermelhas” estreia com o filme “Outubro”, de Eisenstein

CFCH abre exposição sobre os 100 anos da Revolução Russa

Aula inaugural do curso de RI debate da Revolução Russa

CFCH-UFRJ realiza exposição e seminário “Revolução em Imagens”

Compartilhe este conteúdo

Submit to Delicious Submit to Digg Submit to Facebook Submit to Google Bookmarks Submit to Stumbleupon Submit to Technorati Submit to Twitter Submit to LinkedIn Compartilhe no Orkut

© 2012 • Centro de Filosofia e Ciências Humanas  •  Universidade Federal do Rio de Janeiro    |    Todos os Direitos Reservados           |           Este site usa Joomla