Sucessão da Decania do CFCH: candidatos debatem no Largo de São Francisco e na Praia Vermelha antes da votação

Na última semana de campanha do processo sucessório da Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) para o quadriênio 2018-2022, os candidatos Marcelo Macedo Corrêa e Castro, da Faculdade de Educação (FE), e Fernando Santoro, do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS), participaram de debates nos campi do Largo de São Francisco, no dia 11, e Praia Vermelha, no dia 12. Ambos reforçaram propostas já manifestadas nos primeiros debates, enfatizaram os motivos pelos quais pretendem estar à frente da Decania e esclareceram dúvidas do público presente. Confira abaixo alguns pontos:

Fernando Santoro: "Minha candidatura está baseada em dois eixos. O primeiro é revigorar o papel das Humanidades na universidade. Precisamos trazer todas as demandas da sociedade, como a violência urbana, questões de gênero, a democratização da comunicação etc. É necessário repensar os conteúdos e incorporar novas epistemologias, principalmente aquelas de matriz africana. O segundo é a integração do Ensino Básico, a partir do papel do Colégio de Aplicação (CAp) e da Escola de Educação Infantil (EEI). Para isso, contamos com a professora (da Faculdade de Educação) Daniela Guimarães em nossa chapa, que proporá ações neste sentido.”

Marcelo Macedo Corrêa e Castro: “Quando fui decano do CFCH nas gestões 2006-2010/2010-2014, sempre enfatizei a importância do diálogo entre todas as unidades que compõem este Centro e do respeito às decisões colegiadas, discutidas e deliberadas no Conselho de Coordenação do CFCH. O decano não deve representar a sua unidade. Ele é o decano de todo o Centro. É claro que ele deve propor, procurar conhecer os temas e apresentar questões. Mas ele está naquele lugar para respeitar o que foi discutido e aprovado colegiadamente.”

Santoro: “Sou professor e pesquisador desta universidade e já fui diretor (2º vice-presidente) da Adufrj (na gestão 2015-2017). Se for eleito, pretendo ‘desburocratizar’ o Conselho de Coordenação do CFCH. (...) Nossa chapa é composta por um grupo de pessoas de mais de um campus, de mais de um gênero e de diversas unidades. Acredito que as escutas são diferentes e elas devem ser contempladas.”

Corrêa e Castro. “Não pretendo apresentar uma equipe. O regimento determina que a pesquisa é para escolher uma única pessoa. Eu tenho uma lista de mais de 230 nomes, dos três segmentos e das nove unidades do Centro, que estão me apoiando. A minha equipe sairá desses nomes. (...) Acredito que eu possa contribuir para este Centro, através da minha experiência e pelo conhecimento que acumulei no período em que estive afastado. Tenho propostas para fazer mais do que já fiz, com a experiência de quem já passou por aquele lugar.”

A pesquisa acontece nos dias 18, 19 e 20 de junho (segunda, terça e quarta), nos campi da Praia Vermelha e do Largo de São Francisco (das 10h às 13h e das 16h às 19h); Colégio de Aplicação e Escola de Educação Infantil (das 10h às 15). Podem votar servidores docentes e técnico-administrativos e discentes de graduação e pós-graduação. A apuração acontece no dia 21 de junho, a partir das 8 horas, no Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque.