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CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

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RELATÓRIO DE GESTÃO
2006-2010/2010-2014

 

Anexo 2

 

 

Curso de Especialização Gestão da Universidade Pública Federal para Servidores Técnicos Administrativos em Educação de Instituições Federais de Ensino Superior

 

Consta do Processo 23079.066493/10-04 de Criação do Curso que foi submetido ao Conselho de Ensino Pós – Graduação da UFRJ ( CEPG),  tratar-se de um curso de pós graduação lato sensu, na modalidade de especialização, oferecido sem custos para os Servidores Técnicos Administrativos em exercício na Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e 20% das vagas, também sem custos, para a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Em atenção ao EDITAL 01/2011, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, a Faculdade de Educação e o Instituto de Psicologia divulgaram o resultado do processo seletivo, conforme amparo legal especificado no “Art.10º e seu Parágrafo único, do Título I, da Resolução CEPG nº 2, de 04 de dezembro de 2009”, emque se inscreveram sessenta e oito candidatos e foram aprovados quarenta e cinco para o Curso de Especialização Gestão da Universidade Pública Federal - para servidores técnicos administrativos em educação das instituições federais de ensino superior”, iniciando-se em março de 2012, o primeiro semestre letivo do referido curso.

 

Horário de Funcionamento do Curso: terças, quintas e sábados

Disciplinas dos três eixos: Eixo 1 – Democratização e Formulação de Políticas Públicas; Eixo 2 – Recursos Humanos e Organizações; Eixo 3 – Processos de Trabalho na Universidade Pública Federal.

Disciplina

Carga Horária

SEMINÁRIO: Consulta e Serviços: contribuições acadêmicas do Banco de Dados

Professor Herli Joaquim de Menezes – Faculdade de Educação/UFRJ

15h

História da Administração Pública no Brasil       

Professora Dra Vânia Cardoso da Motta- Faculdade de Educação/UFRJ

12h

Conceitos Gerais da Administração Pública no Brasil

Professor Dr. Mauro Luís Iasi – Escola de Serviço Social/UFRJ

12h

História e Gestão Política da Universidade Pública /UFRJ
Professora Dra. Sabrina Moehlecke – Faculdade de Educação/UFRJ

História e Gestão Política da Universidade Pública /UNIRIO
Professora Mestre Madeleine Athanásio

12h

Política Educacional
Professor Dr. Roberto Leher – Faculdade de Educação/UFRJ

12h

Produção Científica e Políticas de Extensão na Universidade/UFRJ
Professora Dra. Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro – Faculdade de Educação/UFRJ

Produção Científica e Políticas de Extensão na Universidade/UNIRIO
Professor Dr. Astério Kiyoshi Tanaka- Pró-Reitor de Planejamento/ UNIRIO
Professor Dr. Ricardo Silva Cardoso – Pró-Reitor de Pesquisa/UNIRIO
Professor Dr. Diógenes Pinheiro – Pró-Reitor de Extensão/UNIRIO

20h

Estrutura Curricular
Professora Dra. Regina Céli Oliveira da Cunha – Faculdade de Educação/UFRJ

12h

Ética na Gestão Pública
Professora Cristina Ayoub Riche – Ouvidoria e NEPP-DH Suely Souza Almeida/UFRJ

12h

Dinâmica dos Processos em Organizações
Professor Dr. Marcos Jardim Freire e Profa. Dra. Virgínia Sousa Drummond/ Instituto de Psicologia/UFRJ

28h

Práticas Sociais de Leitura e Escrita
Professor Dr. Marcelo Macedo Corrêa e Castro e Professora. Dra. Margareth Queiroz  Brainer – Faculdade de Educação/Decania do CFCH/UFRJ

32h

Gestão de Recursos Humanos e Aprendizagem Organizacional
Professor Dr. Marcos Jardim Freire e Professora Dra. Virginia Drummond- Instituto de Psicologia/UFRJ

12h

Inglês/ Francês/ Espanhol (o aluno optou por uma disciplina)

Inglês - Professor Dr. Afrânio da Silva Garcia /UERJ - matrícula de docente colaborador na PR-2/UFRJ, número: C959546

Francês - Professora Mestre Maria Imerentina Rodrigues Ferreira/SEEC/RJ matrícula de docente colaborador na PR-2/UFRJ, número: C991899

Espanhol - Professor Mestre Antonio Francisco de Andrade Júnior- Faculdade de Educação/UFRJ

45h

Finanças Públicas
Professores Luiz Cláudio Albuquerque dos Santos e Teresa Vivas Tovar – Gabinete do Reitor/UFRJ- matrículas de docentes colaboradores na PR-2/UFRJ, números: C362768 e C154330

28h

Aquisições e Contratações Públicas
Professor Harley Frambach de Moura Júnior- PR-6/UFRJ - matrícula de docente colaborador na PR-2/UFRJ, número: C366152

28h

Gestão Docente e Técnico Administrativa
Professoras Letícia Soares Teixeira, Josete dos Santos Lima e Maria Cristina Vieira Bastos- Auditoria Interna da UFRJ e Hospital Universitário Clementino Fraga Filho/UFRJ - matrícula de docente colaborador na PR-2/UFRJ, números: C364327, C362134 e C366331

42h

Gestão Discente
Professor Roberto Vieira - Divisão de Registro de Estudantes/UFRJ-matrícula de docente colaborador da PR-2/UFRJ, número: C360212
Professor Júlio Gravina Marques - Pró-Reitoria de Pós-Graduação/UFRJ - matrícula de docente colaborador da PR-2/UFRJ, número: C360036
Professora Dayse de Amorim Marques - Pró-Reitoria de Graduação/UFRJ- matrícula de docente colaborador da PR-2/UFRJ, número: C125075
Professora Rosália Pinheiro de Magalhães- SUPEREST/UFRJ- matrícula de docente colaborador da PR-2/UFRJ, número: C364044

30h

Planejamento de Projetos
Professora Dra. Gabriela Maria Lema Icasuriaga – Escola de Serviço Social/UFRJ

12h

Seminário de Orientação TCC
Professora Dra. Gabriela Maria Lema Icasuriaga – Escola de Serviço Social/UFRJ
Professora Dra. Sheila Backx – Escola de Serviço Social /UFRJ e Decania do CFCH

30h

CARGA HORÁRIA TOTAL

410 horas

 

Ementas

SEMINARIO: CONSULTA E SERVIÇOS: contribuições acadêmicas do Banco de Dados
Ementa: O Banco de Dados, conceitos, gerenciamento e atividades práticas. Apresentação da plataforma Moodle.

 

Disciplina: HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL
Ementa: Formação do Estado moderno; contratualismo; liberalismo; burocracia moderna; funções de governo democrático e investimento em políticas sociais; Welfare State e o neoliberalismo; Modernização do aparato estatal brasileiro, clientelismo; corporativismos; gerencialismo; bens públicos versus bens privados.

 

DISCIPLINA HISTÓRIA E GESTÃO POLÍTICA DA UNIVERSIDADE PÚBLICA
Ementa: Breve histórico da criação e desenvolvimento da universidade enquanto espaço privilegiado de produção de conhecimento na sociedade moderna e os diferentes papéis assumidos pela instituição ao longo do tempo. Os modelos de universidade pública trazidos para o Brasil, suas principais experiências e características. A atual lógica e estrutura de gestão das universidades públicas federais, nos seus aspectos normativos e políticos e seus desafios.

 

DISCIPLINA HISTÓRIA E GESTÃO POLÍTICA DA UNIVERSIDADE PÚBLICA- UNIRIO
Ementa: Breve histórico da criação e desenvolvimento da universidade enquanto espaço privilegiado de produção de conhecimento na sociedade moderna e os diferentes papéis assumidos pela instituição ao longo do tempo. Os modelos de universidade pública trazidos para o Brasil, suas principais experiências e características. A atual lógica e estrutura de gestão das universidades públicas federais, nos seus aspectos normativos e políticos e seus desafios.

 

DISCIPLINA POLÍTICA EDUCACIONAL
Ementa: Conceitos básicos sobre a política educacional. Estado, sociedade civil, público e privado. Educação e trabalho. Legislação educacional: Constituição Federal de 1988, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Plano Nacional de Educação, Plano de Desenvolvimento da Educação, Financiamento da educação pública, Tendências da expansão e diferenciação da educação superior no Brasil.

 

DISCIPLINA PRODUÇÃO CIENTÍFICA E POLÍTICAS DE EXTENSÃO NA UNIVERSIDADE/UFRJ
Ementa: A pesquisa como dimensão do trabalho científico e educacional. Pesquisa, Sistema de Pós-graduação e Universidade. Questões referentes à pesquisa em Ciências Sociais e da Natureza. Paradigmas em pesquisas em Ciências Sociais e da Natureza. Pesquisa em Educação. Tipos de pesquisa e suas estratégias. Principais aspectos do processo de elaboração de projetos e relatório de pesquisa.

 

DISCIPLINA PRODUÇÃO CIENTÍFICA E POLÍTICAS DE EXTENSÃO NA UNIVERSIDADE/UNIRIO
Ementa: A pesquisa como dimensão do trabalho científico e educacional. Pesquisa, Sistema de Pós-graduação e Universidade. Questões referentes à pesquisa em Ciências Sociais e da Natureza. Paradigmas em pesquisas em Ciências Sociais e da Natureza. Pesquisa em Educação. Tipos de pesquisa e suas estratégias. Principais aspectos do processo de elaboração de projetos e relatório de pesquisa.

 

DISCIPLINA : ESTRUTURA CURRICULAR
Ementa: Concepção de currículo; construção e a desconstrução do currículo em nível teórico para que sejam construídos nas IFES à luz das Resoluções dos Conselhos de Ensino dos graduados.

 

DISCIPLINA ÉTICA NA GESTÃO PÚBLICA
Ementa: Conceito de Ética; Noção das teorias morais: a) ética das virtudes; b) éticas normativas; c) utilitarismo; Princípios norteadores da Administração Pública: a) moralidade e legalidade, b) eficiência e responsabilidade, c) igualdade, impessoalidade e imparcialidade, d) transparência e publicidade: segredo administrativo versus participação, e) probidade e integridade.

 

DISCIPLINA: DINÂMICA DOS PROCESSOS EM ORGANIZAÇÕES
Ementa: Organizações: conceitos e dinamismo. Sistemas Sociais: Percepção, Papéis, Normas e Valores. Transformações no cenário contemporâneo. O imperativo da Mudança. A questão dos paradigmas. Organizações e Mudança. Conceitos correlatos: aprendizagem, desempenho, desenvolvimento. Resistência à Mudança: Aspectos psicossociológicos relevantes. Burocracia e Mudança. Processos de intervenção: Métodos e Técnicas. Processos participativos: possibilidades e desafios. Liderança e Mudança. Aplicações práticas ao contexto da UFRJ.

 

Disciplina: Práticas Sociais de Leitura e Escrita
Ementa: Práticas Sociais de Leitura
Breve história social da escrita e da leitura: do livro à tela eletrônica. Os diferentes conceitos de leitura. O valor social da leitura e da escrita através dos tempos. Práticas quotidianas de leitura e escrita. A leitura e escrita como expressões do sujeito. O domínio da leitura e da escrita como exigência do mundo contemporâneo e como habilitação ao exercício da cidadania. A formação do leitor. Leitura, outras linguagens e práticas pedagógicas.
Ementa: Práticas Sociais da Escrita
As condições de formação do leitor como intérprete do texto e do mundo. A organização do pensamento e desenvolvimento da capacidade de expressão oral e escrita. Análise da situação comunicativa na Universidade e no ambiente profissional: identificação de código e estratégias discursivas adequadas. A tipologia textual.

 

DISCIPLINA: GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS E APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Ementa: Organizações, instituições e comportamento humano; excelência e competitividade; trabalho e processo produtivo; impacto das tecnologias; valores de vida e trabalho; papéis e avaliação de desempenho; capacitação; estratégias de desenvolvimento pessoal; saúde organizacional.

 

Disciplina: Espanhol Instrumental
Ementa: Estratégias de compreensão leitora em língua estrangeira. Dimensão sociointeracional do processo de leitura. Reconhecimento das marcas lingüístico-discursivas e das funções sócio-comunicativas dos gêneros e tipos textuais, bem como sua inserção em domínios discursivos e suportes diversificados. A produção do sentido em diferentes registros e modalidades. As relações textuais: tempo, espaço, comparação, concessão, condição, causa-consequência, alternância, oposição, adição. Conectivos e marcadores discursivos. Gramática contrastiva: as peculiaridades no uso de artigos, pronomes, numerais, possessivos e demonstrativos em espanhol; a diferença no emprego de determinados tempos verbais do idioma(aspectos, funções nocionais, irregularidades, perífrases e modalizações). Elementos coesivos e formação da coerência textual. Relação entre verbal e não verbal, heterogeneidade enunciativa e intertextualidade. Imbricações entre oralidade e escritura. O universo hispânico: a questão intercultural e as variedades lingüísticas da Língua Espanhola.

 

DISCIPLINA : Francês
Ementa: Notions de phonétique. Présentatifs: c'est/ ce sont. Présent de verbes de 1er groupe. Présent de verbes irréguliers: être et avoir, aller et venir, pouvoir, vouloir et savoir, falloir. Articles définis, indéfinis, contractés et partitifs. Adjectifs et pronoms démonstratifs. Adjectifs et pronoms possessifs. forme négative et interrogative. Futur proche et passé récent. Adverbes de temps (aujourd'hui, demain, etc). Connecteurs d'oppositions, de cause et conséquence: mais, toutefois, cependant, pourtant,  donc, etc. Faux amis: puis, depuis, car. Pronoms en et y. Avoir chaud, avoir besoin, avoir beau, avoir mal, avoir du mal. Verbes de 3e groupe. ne...que, pas ....du tout. Nombres. Adjectifs et verbes de 2e groupe (finir, rougir, etc.). Adverbe de lieu, adjectifs et pronoms démonstratifs, prépositions, etc. Qui est-ce? Qu'est-ce que c'est? Combien? Comment? Où? De quelle couleur? Quelle heure est-il?. Passé Composé. Imparfait,Plus-que-parfait. Comparaison. Futur. ne...point, ne...rien, ne ....personne, ne.....aucun, etc. Phrase Conditionnelle. Présent, Passé Composé, Futur, Conditionnel Présent et Passé. Présent du Subjonctif. Pronoms relatifs. D´autres connecteurs: cependant, toutefois, bien que, quoique, pourvu que, tout de même, puisque, etc. Passé Simple.

 

DISCIPLINA: Inglês
Ementa: Personal pronouns, Interrogative pronouns. Demonstratives. Verbs Be and Have. Possessive adjectives and pronouns. Countable and uncountable nouns. Irregular plurals. Adjectives and adverbs. Modal and auxiliary verbs. English Tense-Aspect System. Some Phrasal verbs and Prepositional verbs. Prepositions. Conjunctions,Verbal phrases  and Complex sentences. Reading comprehension. Oral practice for specific purposes. Vocabulary and Idioms. Writing letters and short essays.

 

DISCIPLINA FINANÇAS PÚBLICAS
Ementa: Os instrumentos de Planejamento Governamental: Plano Plurianual – PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e lei de Orçamento Anual. Programas e Ações do Governo e o monitoramento dos mesmos. O Sistema Tributário Brasileiro: Impostos, taxas e contribuições. Empréstimo compulsório. Transferências Constitucionais e voluntárias. Receitas e despesas públicas. Sistemas de Execução e Acompanhamento: SIAFI, SIGPLAN, SIMEC e SICONV. A Matriz ANDIFES de distribuição de recursos para as Instituições Federais de Ensino Superior –IFES. 

 

DISCIPLINA : AQUISIÇÕES E CONTRATAÇÕES PÚBLICAS 
Ementa: Os instrumentos Legais de Aquisição e Contratação Governamental: Lei
8.666/93, Lei 10.520/2002, Lei Complementar 123/2006, Decreto 3.555/2000,
Decreto 5.450/2005, Decreto 5.504/2005, Decreto 3.931/2001, Lei 8.897/95,
Lei 11.079/2004 e Instruções Normativas específicas.

 

DISCIPLINA: AUDITORIA
Ementa: Apresentação da atuação de uma Auditoria Interna como órgão de assessoramento à alta administração da instituição, definida pela Instrução Normativa 01, de 06 de abril de 2001, da Secretaria Federal de Controle Interno – SFC / MF. Estudo da estrutura técnica que busca agregar valor à gestão, e da responsabilidade pela avaliação do controle interno das operações contábeis, financeiras, patrimoniais, administrativas e de pessoal executadas pelos diversos organismos da instituição.

 

DISCIPLINA: GESTÃO DOCENTE E TÉCNICO – ADMINISTRATIVA
Ementa: Aplicação da Lei 8.112/90 e legislações correlatas acerca dos procedimentos administrativos para concessão de aposentadorias, pensões, abono de permanência, férias, hora-extra, contratos de professor substituto e visitante, afastamentos, licenças, progressões funcionais e remoções.

 

DISCIPLINA: GESTÃO DISCENTE
Ementa: As atividades da Divisão de Registro de Estudantes e da Comissão Executiva de Acesso; as formas de ingresso na UFRJ; a mudança de curso; a manutenção de vínculo; as inscrições em disciplinas; os trancamentos, destrancamentos, cancelamentos e descancelamentos de matrícula; as dignidades acadêmicas; o histórico e o boletim; o censo do Ensino Superior do MEC; as Leis de cotas e de Duplicidade de Matrícula e o Sistema Integrado de Gestão Acadêmica da UFRJ. Apresentação de uma visão abrangente acerca da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no que tange a seus setores e, em especial, às atividades desenvolvidas no âmbito da Divisão de Programas e Bolsas, cujas ações viabilizam o fomento aos alunos de pós-graduação e aos projetos de pesquisas desenvolvidos tanto no circuito institucional quanto no interinstitucional.

 

DISCIPLINA : PLANEJAMENTO DE PROJETOS
EMENTA: Alcance e abrangência do planejamento. O planejamento como instrumento de articulação e coordenação de interesses. Instrumentos e técnicas para a elaboração e execução de programas e projetos. Definição de objetivos e metas. Elaboração de cronogramas de atividades e dimensionamento de recursos necessários.

 

DISCIPLINA : SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Carga Horária: 50 horas distribuídas ao longo do curso

 

Trabalhos de Conclusão de Curso (Projeto de Intervenção ou Monografia)

 

 

 

 

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