Login

fb iconLog in with Facebook

CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Login

 

RELATÓRIO DE GESTÃO
2006-2010/2010-2014

  

Coordenação Acadêmica de Integração de Extensão – 2010/2014

 

No ano de 2010, logo que assumimos, organizamos uma Semana de Integração Acadêmica no CFCH que contou com a apresentação e discussão de alguns projetos de extensão do Centro, bem como com uma roda de conversa sobre extensão na UFRJ, envolvendo alunos do IFCS.

Participamos das quatro Semanas de Integração Acadêmica da UFRJ que se realizaram ao longo do segundo mandato da decania e incluíram as Jornadas de Iniciação Científica Júlio Massarini e os Congressos de Extensão, destes últimos participamos da organização e da avaliação. Nos dois primeiros anos as atividades concomitantes realizaram-se em campus diferenciados da UFRJ, o Congresso de Extensão no Campus do Fundão, a Jornada de Iniciação Científica Júlio Massarini, no Campus da Praia Vermelha. No ano de 2012 os trabalhos do Congresso de Extensão que integravam a Linha temática da Educação passaram a também apresentar-se no Campus da Praia Vermelha, facilitando a circulação dos alunos entre as duas atividades no âmbito do CFCH.

No ano de 2013, os trabalhos que integravam a Linha temática de Direitos Humanos e Justiça também foram apresentados no Campus da Praia Vermelha. Naquele ano conseguimos realizar Sessões que integraram trabalhos desta Linha temática a trabalhos de pesquisa de Iniciação Científica realizados no âmbito do CFCH e do CCJE, experimentando uma integração entre pesquisa e extensão bastante inovadora para a UFRJ.

Ainda no ano de 2013 organizamos o I Encontro de Extensão do CFCH sob o tema: “A Educação Pública no Contexto Neoliberal: os desafios da extensão universitária”.  Apresentaram-se os seguintes projetos de extensão: “As Políticas Educacionais na Imprensa Brasileira”, sob a coordenação do Prof. Armando de Castro Cerqueira Arosa, da FE; “Fundão Biologia”, sob a coordenação da Profa. Márcia Serra, da FE; “Surdez: Comunicação, Educação e Inclusão”, sob a coordenação da Profa. Celeste Azulay Kelman, da FE; “Prevenção do uso abusivo de drogas”, sob a coordenação da Profa. Elza Rocha Pinto, do IP; “Produção em Teatro”, sob a coordenação da Profa. Carmem Gadelha, da ECO; “O Trabalho com imagem e texto na educação contemporânea”, sob a coordenação da Profa. Aline Veríssimo Monteiro, da FE; “Trabalho escravo contemporâneo: longe e\ou perto de nossos olhos”, sob a coordenação dos Prof. Adonia Antunes Prado e Ricardo Rezende Figueira, do NEPP-DH e da FE; e o seguinte programa: “Programa Integrado da UFRJ para a educação de jovens e adultos”, sob a coordenação da Profa. Ana Paula de Abreu Costa de Moura, da FE. Neste encontro ressaltou-se a importância de construir-se um fórum para se discutir metodologias de extensão e se construir uma política de Extensão para o CFCH.

Desde a posse do atual Pró-Reitor de Extensão, Prof. Pablo Benetti, participamos das Plenárias de Coordenadores de Extensão, realizadas quinzenalmente na sala de reuniões do CONSUNI. No âmbito das discussões que nela tiveram lugar ao longo desses pouco mais de dois anos, destacamos aquelas que se relacionam ao processo de implementação da resolução que prevê a creditação das atividades de extensão nos cursos de graduação da UFRJ.

O primeiro passo do processo foi a elaboração, pela PR5, da pesquisa “(Re)conhecendo a extensão na UFRJ: Levantamento de atividades de extensão passíveis de receber crédito nos Cursos de Graduação da UFRJ”, discutida com a plenária em setembro de 2011 e iniciada em 21 de outubro de 2011. A pesquisa tinha por finalidade mapear todas as atividades de extensão passíveis de ganharem créditos, desde disciplinas obrigatórias e eletivas, RCS, até a participação em programas, projetos de extensão e eventos. Tratou-se de verificar até que ponto a atividade extensionista fazia parte do projeto político pedagógico de cada curso e de que maneira seria possível incrementar esta presença no futuro. O formulário elaborado pela PR5 deveria ser preenchido pelos Coordenadores de Curso e o preenchimento acompanhado pelos Coordenadores de Graduação e de Extensão de cada unidade, de modo a garantir que todas as atividades fossem incluídas.

A pesquisa estendeu-se de 21 de outubro de 2011 a 16 de maio de 2012. A partir do dia 27 de junho de 2012 os dados da pesquisa começaram a ser sistematizados. Tivemos uma longa greve e o Congresso de Extensão em outubro, e a partir do dia 21 de novembro a Plenária começou a discutir critérios para a creditação das atividades de extensão. Na Plenária do dia 12\12 já se articulou uma proposta para a creditação das atividades de extensão, e, a partir de fevereiro de 2013, a referida proposta começou a tramitar na UFRJ, tendo sido enviada, no final do mês, para a Comissão de Legislação e Normas do CEG. Em abril de 2013, a PR5 começou a definir uma agenda de visitas às unidades, tendo em vista a implementação da Resolução de Creditação das atividades de extensão, que se estendeu pelos meses de maio e junho. Estivemos presentes a três dessas reuniões realizadas em unidades do CFCH: no IH, no IFCS e na FE.

 Aprovada a Resolução CEG 02\2013, segue a necessidade de acompanhar a implementação da mesma, facilitando o acesso das unidades do CFCH à PR5, ou mesmo, propiciando o compartilhamento das experiências de creditação de extensão entre as unidades do Centro.

No dia 25 de Abril convoquei uma reunião entre os Coordenadores de Extensão das diversas unidades do CFCH e coordenadores de graduação dos diversos cursos, para compartilharmos as experiências com a creditação de extensão em cada unidade e curso. Compareceram a esta reunião os seguintes professores: Aparecida Moraes (Coordenadora de Extensão do IFCS), Felícia Picanço (Coordenadora do bacharelado em Ciências Sociais) Alexandre Werneck (Coordenador da licenciatura em Ciências Sociais), Suzana de Castro (Coordenadora da licenciatura em Filosofia), Carla Rodrigues (Coordenadora do bacharelado em filosofia) e Pedro Paulo Bicalho (Coordenador de Extensão do IP).

Com todos os cursos do IFCS representados, os Coordenadores aproveitaram para formalizar uma proposta de implementação da creditação de extensão conjunta aos cursos, orientados pelo projeto já implementado no IP. Foi proposta a criação de duas disciplinas obrigatórias, uma vez na semana, com carga horária de 30 horas (2hs de aula, total de 4 créditos em disciplinas). As disciplinas deverão ser oferecidas todos os semestres, mas a cada semestre os horários serão alterados para contemplar o curso noturno de licenciatura em Ciências Sociais. Foi também previsto um rodízio de professores entre as Ciências Sociais e a Filosofia.

A primeira disciplina discutiria o lugar da extensão na universidade pública brasileira. A segunda apresentaria aos alunos as atividades de extensão que são desenvolvidas na UFRJ, convidando professores e suas equipes para se apresentarem nas aulas. Com isso já seriam 60 horas de extensão, no caso do bacharelado em Ciências Sociais, teríamos mais 180 para creditar com a participação dos alunos em programas e projetos.

Além da deliberação pela necessidade de criação de uma estrutura acadêmica que dê suporte à extensão no IFCS, deliberou-se também pela criação de um Colegiado de Extensão na unidade, inicialmente, composto pelos representantes acadêmicos presentes na reunião.

 

 

 

Compartilhe este conteúdo

Submit to Delicious Submit to Digg Submit to Facebook Submit to Google Bookmarks Submit to Stumbleupon Submit to Technorati Submit to Twitter Submit to LinkedIn Compartilhe no Orkut

© 2012 • Centro de Filosofia e Ciências Humanas  •  Universidade Federal do Rio de Janeiro    |    Todos os Direitos Reservados           |           Este site usa Joomla