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CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

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RELATÓRIO DE GESTÃO
2006-2010/2010-2014

 

Setor de Atividades Culturais

Foi inicialmente criado, por decisão do Decano, Professor Dr. Marcelo Macedo Corrêa e Castro, com o propósito de sistematizar a utilização dos auditórios destinados às atividades acadêmicas de todas as Unidades da UFRJ e de dar apoio técnico aos eventos das Unidades do CFCH. Frente às demandas surgidas posteriormente, o Setor terminou por se transformar em um espaço que abraçou diferentes atividades de produção e divulgação do conhecimento acadêmico e cultural, abrigando a Revista do CFCH, o Programa “CFCH em Dados”, a Coordenação do primeiro Curso de Especialização para Servidores Técnicos da UFRJ e UNIRIO e produzindo seminários que dialogam com temas acadêmicos e políticos em suas respectivas dimensões históricas e culturais.

 

Auditórios

São três os auditórios que a Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas coloca de forma pública e gratuita à disposição do corpo social da UFRJ e instituições externas que promovam atividades acadêmicas:

• Auditório Manoel Maurício de Albuquerque está situado no Andar Térreo do Prédio da Decania do CFCH. Sua capacidade é de cento e dez (110) lugares e possui computador, DVD, data-show, microfones sem fios, telão e acesso à internet com cabo e também por wireless;

• Auditório do Prédio Anexo encontra-se situado no 3º Andar do Prédio Anexo da Decania do CFCH. Disponibiliza cinquenta e três (53) lugares com computador, DVD, data-show, telão, quadro branco e acesso à internet com cabo;

• Auditório do 2º Andar do Prédio da Decania do CFCH conta com 50 (cinquenta) lugares, computador, DVD, data-show, quadro branco e acesso à internet com cabo e por wireless.  Este auditório, cujas cadeiras escolares haviam sofrido um processo de desgaste pelo uso contínuo, teve todas elas substituídas, em dezembro de 2013.

 Todos esses equipamentos imobiliários eram anteriormente cedidos sem um conjunto determinado de normas. A partir da primeira gestão do Prof. Dr. Marcelo Macedo Corrêa e Castro, ficou estabelecido que a prioridade na utilização dos mesmos passaria a ser concedida às atividades acadêmicas de todas as Unidades e Órgãos desta Universidade.

Ponderando igualmente sobre a dificuldade de julgamento na concessão de prioridade a esta ou aquela atividade, à luz desta nova ótica de gestão, os auditórios passaram a ser utilizados mediante o estabelecimento de um calendário instituído em acordo às necessidades dos usuários e de um termo de compromisso por eles assinado referente aos cuidados na utilização dos mesmos.

E já no ano de 2008, novo aperfeiçoamento nos critérios da cessão destes espaços foi estabelecido, com vistas a uma maior democratização. O formulário de solicitação, anteriormente impresso, foi inserido e disponibilizado na página do Centro, assim como o termo de compromisso de utilização. Com tal medida, foi possibilitado o atendimento das solicitações por ordem de recebimento dos formulários em acordo às horas e minutos de seus respectivos envios para o site do CFCH.

Além disso, a agenda eletrônica instituída facilitou a comunicação do Setor de Atividades Culturais com a Administração da Sede e o Setor de Informática, responsáveis pela abertura e funcionamento dos espaços.

 

Distribuição da utilização dos espaços do CFCH – (2007-2013)

Distribuição da utilização dos espaços do CFCH – (2007-2013)

 

Distribuição da utilização dos espaços pelas unidades do CFCH – (2007-2013)

Distribuição da utilização dos espaços pelas unidades do CFCH – (2007-2013)

 

Distribuição da utilização dos espaços do CFCH pelos demais Centros, Reitoria, Comunidade discente e Instituições externas – (2007-2013)

Distribuição da utilização dos espaços do CFCH pelos demais Centros, Reitoria, Comunidade discente e Instituições externas – (2007-2013)

Observação: a percentagem relacionada à Pró-Reitoria de Graduação e à Pró-Reitoria de Pessoal é referente à utilização dos citados espaços como sala de aula para a Graduação e Cursos de Capacitação.

 

Meri Cristina Toledo Sant’Anna Fraga – Matrícula SIAPE 003602125
Fernanda Estevam de Carvalho – Matrícula SIAPE 1497537

 

 

CFCH em Dados

O homem é a medida de
todas as coisas, das coisas que são,
enquanto são, das coisas que não são,
enquanto não são
Protágoras de Abdera

 

A experiência do “CFCH em Dados” é relativamente recente no interior de sua Decania. Seus trabalhos iniciam-se em 2012 com os esforços em torno da Coordenação Acadêmica de Graduação do CFCH, dirigida pela Profa. Dra. Sheila Backx, e com o esforço direto do Decano, Prof. Dr. Marcelo Macedo Corrêa e Castro, na construção de ferramentas administrativas que possibilitem melhor conhecimento dos dados da própria UFRJ, em particular importância, das Unidades do CFCH. É uma iniciativa, portanto, ainda em caráter experimental, aberta a incorporar todo tipo de sugestão e/ou colaboração.

Em médio e longo prazo, o projeto se propõe a atuar em três diferentes frentes de trabalho:

• Estudos sobre discentes da graduação do CFCH, com dados sobre evasão, trancamento e atraso, bem como indicadores sociais, econômicos e culturais relacionados ao melhor atendimento das condições de estudo e acolhimento do corpo discente. Trabalho que parte da percepção de que muitas seções de ensino, secretarias acadêmicas e Comissões de Orientação e Apoio Acadêmico( COAA) vêm tendo dificuldades de lidar com essas informações.

• Estudos sobre gestão institucional - produção de dados que ajudem a Decania e o Conselho de Coordenação do CFCH a tomar decisões com base em evidências mais sólidas.

• Estudos sobre produção de pesquisas e inovações – visando a atender às necessidades da produção de pesquisa em um padrão “Universidade Classe Mundial”, no âmbito do CFCH, a fim de monitorar o desempenho dos programas de pós-graduação Stricto Sensu.

 

O ponto inicial de atuação se deu pela elaboração de um instrumento de coleta de informações com os alunos que ingressaram em 2013-2 nos cursos de graduação do CFCH: PERFIL DOS ALUNOS NOVOS DO CFCH/UFRJ 2013-2. A elaboração do questionário resgata questões já presentes em outros instrumentos utilizados e acrescenta novas. A base de elaboração do questionário foi:

• Censo realizado, em 2004 e 2005, pela Profa. Liana Cardoso, com cinquenta e sete questões, aplicado aos alunos dos cursos de graduação do CFCH.

Survey sobre o “Perfil dos Estudantes das Federais”, realizado, em 2010, a pedido da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES). Esse trabalho foi executado pelo Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis. Responderam ao questionário, de cinquenta e seis perguntas, 19.691 alunos de IFES de todo o país.

• O questionário socioeconômico no exame nacional de curso, ENEM, com 20 questões.

• O “questionário de informações socioculturais” aplicado aos candidatos ao vestibular específico da UFRJ até 2010, com 46 questões.

 

Essas pesquisas são muito importantes, pois permitem rever o acúmulo de discussão e instrumentos utilizados ao longo do tempo. Resgata-se a memória e a possibilidade de debate das informações produzidas. Ajudam na elaboração de um instrumento atualizado e apoiado no acúmulo da experiência do teste empírico destes. O que não significa que não existam mudanças necessárias e ganhos analíticos com a continuidade da aplicação desse instrumento aos alunos novos, período após período. Um exemplo disto pode-se perceber com as preocupações com a ética na pesquisa. O questionário atual é precedido de um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, garantindo o caráter voluntário da participação dos sujeitos na pesquisa, seu anonimato e a finalidade positiva (em seu benefício) dos resultados da pesquisa. A versão final utilizada contou com 33 questões, e em todos os cursos do CFCH foram aplicados 380 questionários. Deste total foram excluídos oito(8) questionários de um curso com menor participação na amostra, para que o curso não ficasse sub-representado na mesma. Na próxima edição, será feito novo esforço para se atingir a participação de todos os cursos. As perguntas do questionário abordavam os seguintes assuntos:

a) Identificação/Ensino Médio/Opções: nome; sexo; data de nascimento; cidade; UF; características de formação no ensino médio (excluído fundamental); opção pela UFRJ/;opção de curso/turno; opções de acesso(outros processos seletivos); cotista ou não; autodeclaração racial, portador de necessidades especiais.

b) Características socioeconômicas: renda familiar, ocupação e formação de pai e mãe; com quem mora; se tem filhos/enteados; tipo de moradia; tempo de deslocamento até o campus do curso; quantos transportes utiliza; uso de serviços de saúde e plano de saúde; como pretende se alimentar.

c) Bens culturais/Condições Pedagógicas. Tempo e qualidade do uso de computador e internet; acesso a livros; tempo de estudo fora da faculdade; tempo livre aos sábados; concepção sobre aulas de apoio; tempo que dedica à leitura e que tipo de leitura; praticas de escrita; conhecimento de informática; línguas estrangeiras.

d) Concepções e experiências de participação e associação. Se já participou de entidades estudantis; se pretende participar; importância de processos de consulta; se participa de outros grupos não políticos (igrejas, coletivos culturais etc.).

 

Deve-se destacar que a aplicação do questionário se deu em sala de aula, com um apoio muito grande de funcionários de secretarias, coordenadores de curso, estudantes e professores. A aplicação do questionário foi feita, exclusivamente, por funcionários do CFCH, ligados ao CFCH em Dados.

O trabalho do CFCH em Dados passou a contar com um site próprio, de fácil atualização: http://cfch-em-dados-ufrj.webnode.com, e dois de seus integrantes apresentaram trabalho no 1º SINTAE (Primeiro Seminário dos Técnicos em Educação da UFRJ), realizado peça PR-4 em 2013.

No desenvolvimento deste trabalho, houve uma aproximação maior do CFCH com a Pró-Reitoria de Graduação- PR-1, a partir da participação do Centro no seminário sobre avaliação institucional, promovido por esta Pró-Reitoria, e da intermediação da  Professora Dra. Angela Rocha para que fosse obtido o acesso a muitos e importantes dados, por meio do Programa Panda- Planilha de Análise de Dados. Foram sugeridas, por integrantes do Conselho de Coordenação do CFCH, duas novas pesquisas: perfil dos alunos das licenciaturas (Faculdade de Educação) e perfil dos egressos do CAP-UFRJ (CAP-UFRJ)

 

Ronald Garcia – Matrícula SIAPE 1764467

 

 

Programa de Capacitação Profissional para Servidores Técnico-Administrativos em Educação

 

 Da Criação do Programa

Este programa tem por origem uma das metas de gestão do então candidato a Decano do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Professor Dr. Marcelo Macedo Corrêa e Castro, para o período de 2006 a 2010.

Em sua proposta de ação relacionada a esta meta, ele se comprometeu a “definir uma política de capacitação de pessoal técnico-administrativo1, convicto de que, junto aos dirigentes das Unidades e do único Órgão Suplementar que, naquele período,  formava o Centro de Filosofia e Ciências Humanas, tornar-se-ia possível “consolidar o CFCH como o Centro que protagoniza a produção de conhecimentos teóricos e práticos na área de educação2, contribuindo também para o desenvolvimento das políticas institucionais.

Assim, quando investido do poder a ele concedido pelo inciso XI do Artigo 30 do RegimentoGeral de nossa Universidade, registrado na Portaria 2573 de 19 de julho de 2006, publicada no Diário Oficial da União de Número 139, em 21 de julho de 2006, na qualidade de Decanodo CFCHe ciente de que uma administração pública democrática depende da capacidade de formular políticas que, inequivocamente, não só atendam às necessidades e interesses da estrutura produtiva e da população a quem serve, mas também, aos interesses e necessidades daqueles que formam essa estrutura, em seu gabinete, com o apoio da equipe formada pelos Diretores da Faculdade de Educação e do Instituto de Psicologia, Prof. Dr. Renato José de Oliveira e Prof. Dr. Marcos Jardim Freire; MSc Meri Cristina Toledo Sant’Anna Fraga; dos professores doutores Eduardo Granja Coutinho; Paulo César Castro; e das professoras doutoras Gabriela Maria Lema Icasuriaga; Virgínia Souza Drummond, Ludmila Fontenele Cavalcanti e Patrícia Silveira de Farias, foi elaborado o Programa de Capacitação para Servidores Técnicos Administrativos em Educação.

Além dos Diretores da Faculdade de Educação e do Instituto de Psicologia, outorgaram apoio irrestrito ao Programa de Capacitação: a Diretora da Escola de Comunicação, Profa. Dra. Ivana Bentes; a Diretora da Escola de Serviço Social, Profa. Dra. Maria Magdala Vasconcelos; a Diretora do Colégio de Aplicação, Profa. Dra. Celina Maria de Souza Costa; a Diretora em exercício do NEPP-DH, Mariléa Venâncio Porfírio, e aDiretora do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Profa. Dra. Jessie Jane Vieira de Sousa.

A estrutura do Programa, amparada na Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005, em suas alíneas VII e VIII do Art.3º do Capítulo II, e nas alíneas I e II do Art. 2º do Decreto nº 5825, de 29 de junho de 2006, foi apresentada ao Conselho Departamental da Faculdade de Educação, pelo Diretor da Unidade, Professor Dr. Renato José de Oliveira e Meri Cristina Toledo Sant’Anna Fraga, em 28 de novembro de 2006.

Na oportunidade, emconsonância aos conteúdos nele inscritos, por decisão daquele colegiado foram indicados os seguintes professores doutores da Faculdade de Educação que iriam nele atuar: Iris Rodrigues de Oliveira, Libânia Nacif Xavier, Luis Antônio Constant Rodrigues da Cunha, Regina Céli Oliveira da Cunha e Sabrina Moehlecke. Foi também decidido que o Programa deveria ser encaminhado à análise da Congregação daquela Unidade Acadêmica.

Com número de Processo 23079.053042/2006-68 e tendo a Faculdade de Educação como proponente, a proposta do Programa de Capacitação Profissional para Servidores Técnico- Administrativos foi analisada na Congregação da Unidade, em 05 de dezembro de 2006, e, por unanimidade, foi aprovada.

Em 11 de dezembro de 2006, na591ª Reunião Ordinária do Conselho de Coordenação do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, recebeu também aprovação unânime.

Depois de seu encaminhamento à PR-4, em 12 de março de 2007, o Decano do CFCH recebeu, em 18 de junho de 2007, o convite do então Pró-Reitor de Pessoal, Professor Luiz Afonso Henrique Mariz para que, em reunião naquela data, tomasse conhecimento da decisão daquela Pró-Reitoria a respeito do Programa de Capacitação, cujo parecer, a seguir, transcrito, dizia:

“A iniciativa do CFCH em elaborar Programa de Capacitação para ocupantes de cargos técnicos administrativos do CFCH/PR-4/UFRJ tece significativa relação com os objetivos da Coordenação de Desenvolvimento Profisssional/CODEP em estimular parcerias com as Unidades Acadêmicas Administrativas e Hospitalares.

Na continuidade da leitura foi registrado que:

“(...) Além da APROVAÇÃO À IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA no âmbito do CFCH, as Supervisoras Pedagógicas da CODEP, Regina Magalhães Waltenberg e Valquíria Félix Gonçalves solicitavam que a elaboração da Monografia prevista para o 3º Módulo do Curso Questões Atuais da Educação fosse substituída por outro conteúdo, uma vez que a idéia atende ao que denominamos de Qualificação, considerando a estrutura apresentada: carga horária, monografia (...)”- o grifo é nosso-”

Em atendimento a esta solicitação, em 28 de junho de 2007, na Sala de Reuniões da Diretora da CODEP, Rita de Cássia da Silveira Anjos, a Monografia, anteriormente prevista no Curso Questões Atuais da Educação, foi, por decisão do Diretor da Faculdade de Educação, substituída pelos seguintes conteúdos: Questões de Direitos Humanos em Educação, Questões Ambientais e Questões de Leitura, Escrita, Oralidade e Educação.

Frente a esta substituição, foram convidados para integrar o trabalho no Programa de Capacitação os seguintes docentes: Carlos Frederico Bernardo Loureiro, Marcelo Macedo Corrêa e Castro, Margareth Queiroz Brainer – FE-, e Suely Souza de Almeida – ESS- que, em razão de seu falecimento meses mais tarde, foi substituída pela Profa. Dra. Lilia GuimarãesPougy que se responsabilizou pela ementa, objetivos e coordenação relacionada aos Direitos Humanos e Educação.

Naquela mesma oportunidade, a já citada Diretora da CODEP/PR-4 – Coordenação de Desenvolvimento Pessoal – designou a Pedagoga Regina Célia Magalhães Waltenberg como Supervisora do Programa e franqueou as matrículas aos funcionários dos diferentes órgãos da Reitoria.

Os cursos oferecidos inicialmente foram: Cultura e Sociedade No Brasil; Produção para Impressos e para Internet e Questões Atuais da Educação, que tiveram por datas iniciais de desenvolvimento os dias 2 e 3 de outubro do ano de 2007.  O Curso Gestão Pública e Universidade foi ministrado a partir do dia 4 de março de 2008 e, frente ao interesse dos técnicos em suas respectivas capacitações no tema, as inscrições foram abertas aos funcionários de todos os Centros da UFRJ.

 

Das Coordenações

Com exceção do Curso Produção para Impressos e para Internet, sempre coordenado pelo Prof. Dr. Paulo César Castro, os demais cursos tiveram a Coordenação e a Vice- Coordenação Acadêmica exercida pelo Professor Dr. Renato José de Oliveira e pela MSc Meri Cristina Toledo Sant’Anna Fraga. O apoio técnico foi de Myriam Teixeira Gomes, Célia Anselme, Eliane Magalhães da Silva e Roberta Lopes Alfradique, respectivamenteEconomista e, na ocasião, Técnicas em Assuntos Educacionaisdo CFCH.A partir do segundo módulo de cada um dos cursos oferecidos, o apoio técnico passou a ser feito apenas pela Superintendente Administrativa do CFCH, Maria Goretti Cruz Marques Mello.

 

Do Desenvolvimento dos Cursos

Os cursos foram desenvolvidos através de módulos. Cada módulo foi ministrado em um semestre letivo, fazendo com que os cursos pudessem ser concluídos em dois ou três semestres, em acordo aos interesses de capacitação profissional dos servidores.

Deste modo, os servidores que optaram por adquirir a capacitação profissional ministrada em dois (2) módulos, uma vez aprovados com média sete (7,0) e frequência de 75% da carga horária, fizeram jus à certificação de capacitação de cento e cinquenta e duas (152) horas-aulas.

Àqueles que optaram por cursar os três módulos, aprovados nas mesmas condições anteriormente citadas, foi concedido o certificado de capacitação de duzentas e vinte e oito (228) horas.

O gráfico abaixo assinala o número, os Centros de origem dos alunos-servidores que concluíram os cursos do Programa de Capacitação Profissional para Servidores Técnico-Administrativos em Educação.

 

Programa de Capacitação Profissional para Servidores Técnico- Administrativos em Educação

 

Curso Gestão Pública e Universidade

Curso Gestão Pública e Universidade

 

Curso Cultura e Sociedade no Brasil

Curso Cultura e Sociedade no Brasil

 

Curso Produção para Impressos e para Internet

Curso Produção para Impressos e para Internet

 

No Anexo 1 [clique AQUI] deste Relatório encontram-se as informações detalhadas sobre os módulos, os professores, as ementas, os locais de desenvolvimento dos cursos e seus respectivos horários.

 

Meri Cristina Toledo Sant’Anna Fraga – Matrícula SIAPE 003602125
Fernanda Estevam de Carvalho – Matrícula SIAPE 1497537

 

 

 

 

1 In Propostas de Ações no Programa do candidato a Decano, Prof. Marcelo Macedo Corrêa e Castro.

2 Idem.

 

 

Curso de Especialização Gestão da Universidade Pública Federal para Servidores Técnicos Administrativos em Educação de Instituições Federais de Ensino Superior- UFRJ e UNIRIO

 

Da Criação do Curso

O compromisso e a responsabilidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro frente às necessidades da sociedade brasileira fez com que ela consolidasse sua tradição de formar as mais diferentes categorias de profissionais. Em razão deste comprometimento, o segmento de seus técnicos administrativos, evidentemente, não foi, ao longo de sua existência, o público alvo de seus cursos, incluindo-se neste contexto os de natureza lato e stricto sensu.

Contudo, ao lançar um olhar para a outra face desse envolvimento com a sociedade, isto é, para sua realidade interna, sua organização e seu funcionamento, com a mesma fidelidade aos princípios democráticos que orientam suas ações e pelas responsabilidades a ele atribuídas pela Portaria 2461 de 23 de junho de 2010, publicada em 24 de junho de 2010 no Diário Oficial da União de Número 119, o Prof. Dr. Marcelo Macedo Corrêa e Castro, em seu segundo mandato de Decano do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, resgatou a involuntária ausência de qualificação em nível de excelência em um significativo número dos servidores técnicos em educação. Ausência que termina por desaguar em prejuízo à estrutura produtiva da universidade, mais acentuadamente, em suas Unidades Acadêmicas.

A partir desse resgate, duas decisões políticas foram tomadas: criar instrumentos para a necessária qualificação e encarregar a técnicos de nível superior, possuidores de uma reflexão prévia sobre a questão, a tarefa de elaborar a proposta de um curso de especialização sobre as práticas de trabalho desenvolvidas nas Instituições Federais de Ensino Superior.

Destas decisões, naquela oportunidade, comungaram a Diretora da Faculdade de Educação, Profa. Dra. Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro; o então Diretor do Instituto dePsicologia, Prof. Dr. Marcos Jardim Freire; e, posteriormente, o Pró-Reitor de Pessoal Roberto Antônio Gambine Moreira e a recém-concursada Professora Dra. da Faculdade de Educação Leny Cristina Souza Azevedo.

Para elaboração do Projeto do Curso, a equipe responsável, formada pelo próprio Decano, MSc. Meri Cristina Toledo Sant’Anna Fraga, Regina Célia Magalhães Waltenberg e Fernanda Estevam de Carvalho partiu das seguintes considerações dentre outras:

• que, embora o trabalho técnico-administrativo relacionado às áreas discente, de pessoal e financeira seja, nas Instituições Federais de Ensino Superior-IFES-, regulado por um conjunto de instrumentos (leis, decretos, medidas provisórias, programas, portarias, resoluções etc.), que por sua vez são oriundos de decisões políticas e fazem parte de contextos históricos determinados, a transmissão do conhecimento que envolve esse trabalho em suas diferentes atividades é, via de regra, feita oralmente, de forma setorizada e não sistematizada, por alguém que a recebeu de modo idêntico;

• que são dadas aos sujeitos que têm o trabalho técnico sob suas responsabilidades três opções: ficar circunscritos ao conhecimento oral que orienta as atividades dos setores em que atuam, fazendo com que se transformem em “aplicadores”; buscar junto a um número reduzido de pares construir um compromisso com aquilo que fazem, através da apreensão fragmentada do conhecimento e dos amparos teóricos e legais que envolvem suas atividades, ou ainda, procurar uma instituição privada de ensino para obter, de forma sistematizada, o conhecimento que não tende a garantir uma compreensão efetiva e direcionada para as atividades desenvolvidas nos setores da IFES a que pertencem.

 

Assim sendo, conscientes de que essa cultura, fruto da ausência de métodos e oriunda de uma aprendizagem que não explica os fundamentos legais, sociais e técnicos das diferentes atividades, termina por se transformar em adestramento, o Decano do Centro de Filosofia e Ciências Humanas e a equipe responsável pela elaboração do Projeto do Curso – já citada anteriormente- decidiram por uma estrutura de natureza técnico-profissional, com vistas à sistematização dos saberes que envolvem as práticas diárias do trabalho da gestão administrativa desenvolvidas nas IFES, coadunada a um arcabouço teórico e metodológico das respectivas áreas de conhecimento que possibilitasse a superação de um modus operandi mecânico e que, ao mesmo tempo, viabilizasse o exercício profissional ético, criativo e comprometido com a instituição, uma vez que inscrito na reelaboração de uma cultura que incorpora a dimensão do trabalho em substituição à do emprego.

 

Da Institucionalização e Implantação do Curso

Uma vez que o Decano do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, a Diretora da Faculdade de Educação, a Equipe Técnica e o Diretor do Instituto de Psicologia elaboraram o projeto do curso; decidiram sobre a sua grade curricular; realizaram a escolha dos docentes em acordo aos conteúdos das disciplinas; e a metodologia do curso foi explicitada e inserida ao mesmo pela Profa.Dra. Leny Cristina Souza Azevedo, tendo como proponentes a Faculdade de Educação e o Instituto de Psicologia, o processo recebeu o número 23079.066493/10-04.

Relatada pelo Prof. Dr. Jailson Alves dos Santos, na Reunião da Congregação da Faculdade de Educação de 17 de dezembro de 2010, a proposta obteve aprovação unânime. Este mesmo colegiado voltou a aprovar o Edital do Curso em 15 de março de 2011 e, na mesma data, nos termos do Art. 19 da Resolução CEPG 02/09, a proposta foi aprovada pela Comissão de Pós- Graduação da Faculdade de Educação e Escola de Serviço Social, composta, no período pelos seguintes membros: Profa. Dra. Sara Aparecida Granemann, Diretora Adjunta de Pós-Graduação da ESS; Prof. Dr. Eduardo Mourão Vasconcelos, Vice-Coordenador de Pós-Graduação Stricto Sensu da ESS, e Profa. Dra. Patrícia Corsino, Vice- Coordenadora do Programa de Pós- Graduação da Faculdade de Educação.

Posteriormente,em 21 de março de 2011, a proposta obteve a aprovação unânime, na 685ª ReuniãoOrdinária do Conselho de Coordenação do Centro de Filosofia e Ciências Humanase, em 23 de março do mesmo ano, foiaprovada na Congregação do Instituto de Psicologia.

Apresentada ao Conselho de Ensino de Pós-Graduação da UFRJ, a proposta do curso foi aprovada em 27 de maio de 2011.

Inicialmente, as inscrições para a seleção de candidatos estavam previstas para o período de 8 a 27 de junho de 2011. Porém, devido à greve dos servidores técnicos, terminaram por ser realizadasno período de 3 a 7 de outubro daquele ano, totalizando sessenta e oito (68), candidatos, oriundos de todos os Centros de Ensino, Órgãos Administrativos e Suplementares da UFRJ e da UNIRIO – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

 

Número de inscritos por centro

Número de inscritos por centro

 

Efetivada a primeira etapa de classificação- Eliminatória-, em 24, 26 e 27 de outubro, a etapa Classificatória foi realizada mediante entrevista em grupo, que avaliou as propostas de estudo e suas respectivas justificativas feitas pelos candidatos.

Terminado o processo de seleção, a Banca Examinadora, nos termos do Art. 21 do Regimento do Curso, decidiu pela aprovação de quarenta e oito (48) candidatos.

 

Alunos matriculados por centro

Alunos matriculados por centro

 

Após as matrículas dos candidatos, foi formado o processo de Abertura de Turma, que recebeu o número 23079.030760/11-60, e, logo em seguida, preenchida a base SIGA.

 

Do Número de Concluintes

Dos alunos matriculados, dezenove (19) deles desistiram do curso ao longo de seu desenvolvimento e um discente foi desligado do curso após abertura de Processo nº 23079.052725/2012-73.

Dos trinta e um alunos (31) restantes na turma, vinte e nove (29) deles concluíram as disciplinas, apresentaram os Trabalhos de Conclusão de Curso e realizaram a defesa pública dos mesmos.

 

Alunos concluintes por centro

Alunos concluintes por centro

 

Do Número de Professores Envolvidos nos Trabalhos de Orientação Acadêmica e de Bancas Examinadoras.

Foram dez (10) os professores que orientaram os Trabalhos de Conclusão de Curso. Para o trabalho desenvolvido nas Bancas Examinadoras, na qualidade de Presidentes ou Membros Efetivos, foram trinta e seis (36) os profissionais de educação envolvidos.

Muitos dos docentes do quadro permanente que exerceram a orientação acadêmica para um número expressivo de alunos participaram também da análise e arguição dos trabalhos em outras Bancas Examinadoras, assim como a que esteve atuando na qualidade de docente colaborador.

 

Orientadores

Unidade

Vânia Cardoso da Motta, Leny Cristina Souza Azevedo, Sabrina Moehlecke, Margareth Queiroz Brainer e Marcelo Macedo Corrêa e Castro Faculdade de Educação
Marcos Jardim Freire Instituto de Psicologia
Mauro Luís Iasi, Gabriela Maria Lema Icasuriaga e Sheila Backx Escola de Serviço Social
Edson Ferreira Liberal UNIRIO

 

Presidentes e Membros de Banca Examinadora

Unidade

Vânia Cardoso da Motta, Leny Cristina Souza Azevedo, Sabrina Moehlecke, Margareth Queiroz Brainer , Marcelo Macedo Corrêa e Castro, Elton Brandão, Lígia Karam Corrêa de Magalhães, Daniela Patti do Amaral, Renato José de Oliveira, Roberto Leher, Rejane de Almeida, Armando Arosa, Iris Rodrigues de Oliveira, Silvina Júlia Fernandes Faculdade de Educação
Marcos Jardim Freire, Fernando Gastal de Castro, Nilma de Figueiredo Almeida, Cândida Maria Cunha Mello Instituto de Economia
Mauro Luís Iasi, Luís Eduardo Acosta Acosta, Sara Aparecida Granemann, Eduardo Cortes, Sheila Backx, Gabriela Maria Lema Icasuriaga Escola de Serviço Social
Alexandre Pinto Cardoso, Renê Murilo de Oliveira, Luiz Carlos Duarte de Miranda Hospital Universitário Clementino Fraga Filho
Anna Thereza Thomé Leal Faculdade de Odontologia
Regina Meirelles Escola de Música
José Henrique Barbosa Moreira Escola de Comunicação
Ana Inês Sousa Pró-Reitoria de Extensão
Meri Cristina Toledo Sant’Anna Fraga Decania do CFCH
Rosana Conrado Lopes Instituto de Biologia
Samantha Eunice de Miranda Marques Pontes, Elaine Baptista de Matos Paulo

SIBI

Pierre Ohayon, Maria Mello de Malta, Synval de Sant’Anna Reis Neto Instituto de Economia

 

Da Coordenação e Secretaria do Curso

A Coordenação e Vice-Coordenação Acadêmica do curso estiveram sob a responsabilidade da Professora Dra. Leny Cristina Souza Azevedo e de MSc Meri Cristina Toledo Sant’Anna Fraga, na qualidade de Professor Colaborador da Pró-Reitoria de Pesquisa da UFRJ, com número de matrícula: C360212.

A Coordenação Técnica e Pedagógica foi desenvolvida por Fernanda Estevam de Carvalho e Regina Célia Magalhães Waltenberg.

Os trabalhos relacionados à secretaria do curso foram inicialmente desenvolvidos por Maria Madalena Garcez e posteriormente por Valdete Viana Tavares da Silva Pinto.

 

Dos diplomas

O curso foiencerrado em 12 de setembro de 2013 e, em 21 de fevereiro de 2014, os diplomas já se encontravam à disposição para entrega aos alunos, na Coordenação dePós-Graduação da Faculdade de Educação, aos cuidados da Secretária desta Coordenação, Solange Rosa de Araújo.

À guisa de informação, cabe destacar ainda  que para melhor desempenho da secretaria da coordenação acadêmica e pedagógica do curso em questão, a Pró-Reitoria de Gestão e Governança da UFRJ adquiriu, para patrimônio da Decania do CFCH, quatro(4) computadores, um(1) armário e duas(2) mesas.

No anexo 2 [clique AQUI] deste Relatório encontram-se: nomes dos professores responsáveis pelas disciplinas, ementas, títulos das monografias ou projetos de intervenção e  nomes dos respectivos autores.

 

Meri Cristina Toledo Sant’Anna Fraga – Matrícula SIAPE 003602125
Fernanda Estevam de Carvalho – Matrícula SIAPE 1497537

 

 

Eventos do Centro de Filosofia e Ciências Humanas

O projeto de organização de eventos teve como mote o diálogo político, acadêmico e cultural do CFCH com as unidades que o compõem, em primeira instância. Nessa perspectiva, e entendendo a responsabilidade política e social do CFCH e da própria UFRJ, esse projeto ampliou seus horizontes para além dos limites dessas unidades, rompendo as fronteiras da Universidade e dialogando com outras Instituições de Ensino Superior, com o movimento sindical e os movimentos sociais.

Essa linha adotada, para a realização dos eventos abaixo descritos, no ponto de vista do Setor de Atividades Culturais, possibilitou o estreitamento das relações do CFCH com as instituições acadêmicas e movimentos políticos. Mais ainda, chamou para si a condição de protagonista de debates tão caros à sociedade nos dias atuais.

No anexo 3 [clique AQUI] deste relatório estão registrados os eventos realizados.

 

Revista do CFCH

Em 2010 o Centro de Filosofia e Ciências Humanas, por decisão do Decano do Centro, colocou em prática a criação de uma revista de periodicidade semestral. Projeto desejado há alguns anos, a sua criação respondia aos anseios de o CFCH, a partir de uma revista de caráter acadêmico, possuir mais uma ferramenta estratégica com o objetivo de promover a integração entre suas unidades.

Nesse entendimento, sua concepção teve como eixo a divulgação da produção acadêmica de docentes, discentes e técnicos administrativos. Ou seja, uma revista que assumiu o perfil democrático e, ao mesmo tempo, garantiu o espírito crítico, pois envolveu não somente a difusão de saberes múltiplos, mas também olhares políticos diversificados.

Dessa forma, a Revista do CFCH objetivou romper com a visão tecnicista de uma ciência de perfil instrumental e se abriu como espaço de discussão sobre o valor e o significado sociais do conhecimento produzido não apenas no âmbito do CFCH, mas da produção intelectual na conjuntura atual. Esse foi, portanto, o espírito que permeou os quatro (04) números da Revista. Isto é, um espaço democrático que dialoga para além dos muros da UFRJ.

De acordo com esse princípio, o Conselho Científico da Revista foi composto por intelectuais acadêmicos conhecidos e respeitados em suas áreas de atuação. Como critério, a UFRJ não foi a única a fornecer esses nomes, mas também outras instituições participaram de sua composição, ficando o conselho organizado da seguinte maneira:

 

CONSELHO CIENTÍFICO

• Anita Prestes (UFRJ)
• Antonio Fausto Neto (Unisinos)
• Carlos Nelson Coutinho (UFRJ, in memoriam)
• Francisco Carlos Teixeira (UFRJ)
• José Paulo Neto (UFRJ)
• Luiz Alfredo Garcia Roza (UFRJ)
• Muniz Sodré (UFRJ)
• Raquel Goulart Barreto (UERJ)
• Virgínia Fontes (UFF)

 

O Conselho Executivo atendeu ao critério democrático ao envolver não apenas docentes, mas também técnicos administrativos.  Nesse sentido, sua organização expressa, de forma direta, o princípio inovador que a Revista do CFCH traz em si, ao romper com a tradicional organização elitista da divisão de tarefas definida pela posição na estrutura da instituição (docente, discente ou técnico).  A democracia não se limitou, desse modo, ao discurso, implicando em um conselho mais arejado ideologicamente, o que pode ser constatado abaixo:

 

CONSELHO EXECUTIVO

• Cezar Maranhão
• Hiran Roedel
• Leila Rodrigues
• Marcelo Macedo Corrêa e Castro
• Nilma de Figueiredo Almeida
• Paulo César Castro
• Fernanda Estevam de Carvalho
• Meri Cristina Toledo Sant’Anna Fraga

 

A posição de Editor-chefe foi debatida e definida pelo grupo levando-se em consideração, além do critério técnico, a capacidade de diálogo, de agregação e síntese dos diversos olhares políticos e ideológicos que compõem a Revista. Essa discussão levou ao nome do Professor Dr. Paulo César Castro, por ter sido entendido que ele preenchia aos requisitos postos como critérios.

 

Hiran Roedel – Matrícula SIAPE 0363829

 

 

Perspectivas do Setor de Atividades Culturais

No que tange ao trabalho do CFCH em Dados, para o primeiro semestre de 2014, estão previstas a divulgação do relatório sobre os alunos novos do CFCH (2013-2) e a aplicação do questionário dessa pesquisa com os alunos ingressantes. Em médio prazo, espera-se uma dinâmica de debate e divulgação dos dados existentes, gerando propostas que sejam oriundas dos segmentos da comunidade acadêmica. Acrescenta-se a necessidade de institucionalização do programa (CFCH em Dados) em diferentes níveis. Em longo prazo caminha-se para a diversificação das pesquisas a serem realizadas.

Com três (3) números já publicados e distribuídos, a Revista do CFCH tem o seu quarto número em vias de publicação. Por decisão do Decano do CFCH, a revista publicará um número com os trabalhos acadêmicos selecionados na Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural – JICAC – do ano de 2013.

A partir de 2014, por decisão do Decano do CFCH, do seu Editor-chefe e de seus Conselhos Editorial e Executivo, a Revista do CFCH passará a utilizar o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) e será publicada semestralmente no Portal de Periódicos da UFRJ.

Pelo fato de uma das servidoras do Setor de Atividades Culturais, Meri Cristina Toledo Sant’Anna Fraga, ter assumido em 9 de julho de 2013 o cargo de Diretora de Patrimônio e Finanças da Fundação BIONATIVA, CNPJ 04.564.618/0001-35, no Município de Sooretama, no Estado do Espírito Santo, e exercer as funções pertinentes ao cargo a título benévolo, encontra-se em elaboração por parte dos servidores deste setor um Projeto de Extensão de Horta Escolar que tem por objetivo a produção de legumes e verduras destinados à merenda escolar das treze(13) escolas de ensino fundamental daquele município.

O Projeto conta com a participação de docentes do Instituto de Biologia da UFRJ.

Dando continuidade à proposta de qualificação dos servidores técnicos desta Universidade, com incentivo do atual Decano, e decisão do Pró-Reitor de Pessoal da UFRJ, Roberto Antônio Gambine Moreira, e do Superintendente Geral de Pessoal da UFRJ, Agnaldo Fernandes, a Vice-Coordenadora Acadêmica, Meri Cristina Toledo Sant’Anna Fraga, e uma das Coordenadoras Técnicas do Curso de Especialização para Servidores, Fernanda Estevam de Carvalho, foram convidadas a participar da Comissão de Elaboração do Projeto do Curso de Mestrado Profissional para servidores desta Universidade e UNIRIO.

 

Meri Cristina Toledo Sant’Anna Fraga – Matrícula SIAPE 003602125
Fernanda Estevam de Carvalho – Matrícula SIAPE 1497537

 

 

 

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