Login

fb iconLog in with Facebook

CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Login

 

RELATÓRIO DE GESTÃO
2006-2010/2010-2014

 

Setor de Comunicação Social

 

O Setor de Comunicação Social da Decania do CFCH iniciou as atividades no dia 7 de janeiro de 2013. O objetivo inicial era atuar em três horizontes: curto, médio e longo prazo. No curto prazo, seriam realizadas as atividades urgentes, cujas demandas já existiam à época, tal como a atualização do conteúdo jornalístico da página do CFCH, com informações referentes à Decania e às unidades deste Centro; a divulgação das referidas atividades nas redes sociais e no Portal da UFRJ (a partir de uma parceria com a Coordenadoria de Comunicação da UFRJ); além do atendimento à imprensa externa, através da criação de um subsetor de Assessoria de Imprensa. No médio prazo, a previsão era de que fosse criado um boletim eletrônico quinzenal com as notícias de destaque da Decania e das unidades do CFCH, além da inclusão do conteúdo jornalístico da Revista do CFCH. E, finalmente, no longo prazo, a criação de um subsetor de Relações Públicas, um portal de notícias do CFCH, uma webtv com a exibição de reportagens e transmissão ao vivo de palestras, aulas e espetáculos, além de um canal Podcast.

O Setor foi oficialmente aprovado por unanimidade no Conselho de Coordenação do CFCH, durante a sua 727ª Reunião Ordinária, realizada no dia 8 de abril de 2013. As atividades seriam executadas pelo jornalista Pedro Barreto, servidor técnico-administrativo da UFRJ e doutorando da Escola de Comunicação da UFRJ, que atuara na Agência de Notícias da Praia Vermelha, vinculada à Coordenadoria de Comunicação da UFRJ, entre 2010 e 2012; além de uma equipe de bolsistas, sob a supervisão daquele. No entanto, com a recusa da comissão julgadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Artística e Cultural em disponibilizar as quatro bolsas solicitadas pela Decania do CFCH para as atividades do Setor de Comunicação, não foi possível avançar além do horizonte de curto prazo. Durante o primeiro semestre, chegamos a atender às solicitações de imprensa endereçadas às Unidades do CFCH. Esta tarefa, entretanto, foi descontinuada, devido ao intenso volume de demandas, a carência de pessoal e o consequente prejuízo que isto poderia acarretar à finalidade principal deste setor: a divulgação de notícias da Decania do CFCH e de suas Unidades, na página oficial do Centro, no Portal da UFRJ e nas redes sociais, o que, de fato, se confirmou como a atuação prioritária deste setor.

Desta forma, centrados todos os esforços nesta atividade, obteve-se o que podemos considerar como um resultado exitoso. Entre 9 de janeiro e 18 de dezembro de 2013, foram publicadas 178 matérias, o que resulta em uma média aproximada de 16 publicações por mês ou cerca de quatro por semana (considerando as semanas cheias, sem feriados, recessos e férias). Entre as publicações estão comunicados, notas, informativos e reportagens acerca das atividades institucionais do CFCH, decisões do Conselho de Coordenação do CFCH, cobertura jornalística das atividades acadêmicas, entrevistas, entre outras. As matérias são publicadas na página oficial do CFCH, no Portal da UFRJ e nos perfis da Decania do CFCH nas redes sociais Facebook, Twiter e Gtalk, buscando promover a máxima divulgação possível.

Assim sendo, destacaram-se em número de acessos notícias referentes aos processos seletivos para a Escola de Educação Infantil (EEI) para professores (3172 acessos) e alunos (1600 acessos); o Curso de Extensão “Mídia, Violência e Direitos Humanos” (1091 acessos); o processo de institucionalização da Escola de Educação Infantil (595 acessos) e o debate sobre Educação na Faculdade de Educação (594 acessos).

No que diz respeito ao trabalho de Comunicação Social deste setor, as perspectivas para o ano de 2014 são fortalecer o trabalho de atualização da página oficial do CFCH e dos perfis nas redes sociais, a produção em maior número de entrevistas e reportagens sobre temas candentes no CFCH e na universidade e a produção de conteúdo jornalístico para as próximas edições da edição digital da Revista do CFCH.

No trabalho desenvolvido há também uma participação ativa nos debates “Você se Comunica?”, promovidos pelo Fórum de Ciência e Cultura, que visa à criação de um órgão institucional de Comunicação Social para a UFRJ. Nesses debates, estão sendo discutidas propostas que busquem facilitar a comunicação em toda a universidade, bem como articular iniciativas na área entre os profissionais que, hoje, já atuam com tal atividade na UFRJ.

Entre as propostas levantadas pelo representante do trabalho de Comunicação do CFCH nas reuniões citadas, estão a contratação de novos profissionais de Comunicação Social pela universidade e a criação de um programa de bolsas exclusivamente visando a atividades de Comunicação e Divulgação Científica na universidade. Acreditamos que a adesão de novos profissionais (não apenas jornalistas, mas também RPs, publicitários, revisores, programadores visuais etc.) e o auxílio de bolsistas será de grande importância para que possamos avançar nos horizontes traçados e fortalecer o trabalho de divulgação das unidades do CFCH e a consequente reflexão acerca do ensino, pesquisa e extensão na área das Ciências Humanas.

 

Pedro Barreto Pereira– Matrícula SIAPE 1650096

 

 

 

Compartilhe este conteúdo

Submit to Delicious Submit to Digg Submit to Facebook Submit to Google Bookmarks Submit to Stumbleupon Submit to Technorati Submit to Twitter Submit to LinkedIn Compartilhe no Orkut

© 2012 • Centro de Filosofia e Ciências Humanas  •  Universidade Federal do Rio de Janeiro    |    Todos os Direitos Reservados           |           Este site usa Joomla