Editorial – Especial CFCH: UFRJ 100 anos

A coletânea de textos que o Centro de Filosofia e Ciências Humanas torna pública neste Boletim Especial tem muitas marcas da identidade construída pelo Centro ao longo da sua trajetória como instância média da UFRJ.

É um conjunto de produções originada da resposta que cada autor achou por bem oferecer à nossa chamada para que se expressasse. Resulta, portanto, do exercício da liberdade de expressão, sem o qual o desenvolvimento das Ciências Humanas não teria alcançado os patamares que alcançou.

É um conjunto de textos que reúne produções dos mais diferentes membros do corpo social do CFCH: do Professor Emérito ao Servidor Terceirizado, as vozes dos sujeitos se fazem presentes em seus escritos. Contemplamos, então, com essa multiplicidade de vozes, outras duas marcas: a da inclusão e a do respeito à diversidade.

É um conjunto de reflexões que reafirmam, de diferentes lugares sociais, a necessidade do olhar crítico e da postura propositiva, outro par de marcas a que têm definido o CFCH em seus quase cinquenta anos de existência.

Em um momento inesperado e, de muitas formas, desconcertante como o que vivemos, a celebração de um centenário pode e deve ser mantida em seu lugar de reconhecimento à qualidade e à importância de uma história.

Celebramos os 100 anos do gesto formal que criou a instituição que hoje conhecemos como Universidade Federal do Rio de Janeiro, mas a sua criação efetiva, no chão da história, nós a celebramos em nosso cotidiano de dedicação à UFRJ.

Distanciados socialmente, impedidos de produzir as celebrações que estávamos programando, ainda assim celebramos. Com a nossa escrita, com a nossa liberdade de pensamento, com todas as vozes que vieram e ainda virão se juntar à nossa afirmação do direito à diversidade e ao exercício do pensamento crítico.

Convido à leitura da nossa produção, como gesto de celebração de um centenário que parece ser apenas o começo de uma vida com todos os horizontes de que precisamos para seguir construindo a república em nosso país.

Marcelo Macedo Corrêa e Castro, decano do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFRJ

Leia os artigos abaixo:

Memórias do Movimento Estudantil no Campus da Praia Vermelha, por Ana Maria Ribeiro

Celebrar a construção de um futuro cada vez mais democrático e emancipador para nossas crianças e jovens, por Cris Miranda

Fazer 100 anos é ter 100 anos de desafios, por Adriana Almeida Campos, Débora Tiago Alvarez, Regina Aparecida Nunes Garcia e Rosa Mônica Ferreira R. Portela

Escola de Educação Infantil: escola-locação de filmes possíveis nos 100 anos da UFRJ, por Daniele Grazinoli e Priscila Basilio

Diálogo aberto com a comunidade acadêmica, por Fabiane Marcondes, Flavia Martinez Ferreira Cherullo e Ludmilla Braga

100 anos da UFRJ, 100 anos de educação, ciência e promoção da cidadania: mesmo sob ataque, olhai por nós, por Richarlls Martins

100 anos da UFRJ, a genuína universidade do Brasil, por Daniel S. Kosinski

Entre flores e pedras, a UFRJ vive, por Juliana Beatriz Almeida de Souza

Política dos afetos em um professor “tornando-se”: 21 anos de trajetórias compartilhadas, por Pedro Paulo Bicalho

100 anos da UFRJ - avanços e desafios quanto à democratização, por Fernanda Barros